Conheça formas de otimizar o uso de seu Google Drive

Aprenda dicas para um uso otimizado do Google Drive

Dicas de melhor uso para o Google Drive

O Google Drive é um dos serviços de nuvem mais utilizados e populares da internet. Além de estar diretamente sincronizado com a conta do Gmail, que por sua vez faz com que esteja sincronizado com todos os serviços que o Google disponibiliza, o Google Drive também oferece 15 GB de espaço de armazenamento gratuito. Em comparação, o OneDrive oferece 5 GB e o Dropbox apenas 2 GB. Além disso, o Google Drive é um dos melhores serviços de nuvem para o uso compartilhado de arquivos. Por exemplo, um grupo de estudantes trabalhando em um texto pode ter diversos indivíduos editando o documento ao mesmo tempo.

Vamos agora discutir algumas dicas interessantes para que você possa obter o melhor proveito de seu Google Drive. Veja a lista a seguir para conhecer essas dicas.

5 dicas para o Google Drive

1. Use a função de arrastar e soltar para enviar arquivos

Se você vai enviar um arquivo para seu Google Drive, a melhor opção é utilizar a função arrastar e soltar, que carregará arquivos automaticamente.

2. Utilize o OCR em arquivos PDF e de imagem

O Google Drive conta com a tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), que permite a conversão de arquivos PDF e de imagens em documentos de texto. Nas configurações de upload você encontrará a opção para ativar essa funcionalidade. Aqui você pode ler mais sobre essa característica.

3. Utilize o modo offline

Desta forma você pode acessar seus documentos mesmo que não esteja conectado à internet.

4. Busque arquivos do Google Drive no Gmail

Se for um usuário do Gmail, pode usar a barra de busca do e-mail do Google para localizar arquivos armazenados em seu Google Drive.

5. Criptografe seus arquivos enviados ao Google Drive
Dicas para proteger e usar melhor o Google Drive

Por mais que os serviços em nuvem sejam seguros, sempre existem ataques de hackers. Como as contas do Google Drive estão sincronizadas com as contas do Gmail e constantemente vemos notícias de comprometimento de dados de vários serviços de e-mail, para garantir a segurança dos dados é melhor tê-los criptografados na nuvem. Para isso, podemos utilizar, por exemplo, o Steganos Safe, um programa que permite a criação de unidades seguras que se sincronizam automaticamente com a nuvem e protegem os arquivos com a maior segurança possível. Criptografar os arquivos no Google Dive é mais fácil do que parece. Se quiser testar o Steganos Safe, basta baixar a versão de teste clicando no botão abaixo. Após instala-la, ela fica disponível sem limitações por 30 dias.

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/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Safe 18

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