Como apagar a impressão digital deixada na rede

apagar impressão digital

A importância de eliminar os rastros de nossa atividade digital

A internet é um espaço onde existe um fluxo constante de informações entrando e saindo. Cada vez que acessamos um site da web, estamos enviando para um servidor nosso endereço de IP. Este contém todo tipo de informação sobre nossas atividades na net e localização geográfica. Para piorar ainda mais a situação, com o auge das redes sociais, às vezes acabamos por compartilhar informações a mais do que o necessário. Até mesmo a informação que julgamos ser inocente pode acabar se voltando contra nós em certas situações. Por isso que, assim como fazemos na vida real, é importante tomar certas medidas de precaução para proteger nossa privacidade e espaço pessoal.

A impressão digital é um conceito criado à partir deste problema da era digital. Cada atividade pessoal que realizamos na rede deixa um pequeno rastro, o qual pode ser facilmente rastreado para nós, criando assim esta dita impressão. E, assim como na vida real, cada internauta tem sua única e própria impressão digital. Às vezes este rastreamento é feito por terceiros (hackers, espiões...) e as vezes por parte de bots programados para detectar e monitorar possíveis novos clientes para empresas. Seja como for, esta situação se trata de um rastreamento que não consentimos e que, assim sendo, devemos aprender a evitar.

Para fazer isso, precisamos do auxílio de um software específico, que se encarregue de eliminar este tipo de ameaça. O Steganos Privacy Suite é um destes programas que se dedica à privacidade na rede. Além dele contar com um amplo número de opções para nossa segurança, o Privacy Suite também contém ferramentas de privacidade para evitar que deixemos nossa impressão digital. As opções TraceDestructor e Privacidade do Steganos Privacy Suite se encarregam tanto de apagar os rastros que poderiam ficar em nosso navegador quanto evitar que eles fique lá para começar a conversa.


Tutorial: como evitar a impressão digital com o Privacy Suite.
  • Passo N.º 1: Baixe o Steganos Privacy Suite clicando no botão abaixo, instalando-o na sequência.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo N.º 2: Agora, abra o programa e na tela inicial veremos as opções que nos interessam, a TraceDestructor e a Privacidade.

  • proteger atividades pessoais na internet

  • Passo N.º 3: EClicando em “TraceDestructor”, teremos a tela abaixo, onde escolheremos a aba “Navegador”. Nesta aba apareceram todos os navegadores instalados no sistema. Apenas devemos escolher o navegador que usamos como padrão e apagar o que não nos interessa, principalmente os “Arquivos temporários da Internet”, “Cookies” e “Histórico”. Também podemos escolher aqui qual ação desejamos executar “Após a execução...”.

  • proteger privacidade na internet

  • Passo N.º 4: Finalizando, vamos ver como funciona a opção “Privacidade”. Ao clicar nela, vemos uma tela semelhante à exibida abaixo, e nela marcaremos “Evita rastreamento de redes sociais” e “Anonimizar o navegador”. “Bloquear anúncios” também pode ajudar dependendo das páginas que você visite, já que alguns destes anúncios online possuem natureza maliciosa e contém spywares.

  • Steganos Privacy Suite 18

Com estas opções do Steganos Privacy Suite ativadas, poderemos evitar o rastreio em nossas atividades pessoais na rede. Outra forma muito efetiva de proteger a privacidade na internet é a partir do roteamento de conexão com o auxílio de VPNs.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 18

Privacy Suite 18

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Privacy Suite 18

Seguir @6Monteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.