Como deletar arquivos confidenciais de forma segura

Um jeito simples de deletar arquivos permanentemente


Como deletar os arquivos confidenciais do pc

Gerenciar arquivos confidenciais nunca é uma tarefa fácil, especialmente no que se refere a proteção deles. Mas você sabia que por mais que vá se desfazer deles, é preciso ter em mente que os arquivos deletados não desaparecem por completo. Logo, é necessário a utilização de um software de criptografia para dispor corretamente desses dados.

Não são muitas pessoas que sabem isso, mas sempre que deletamos um arquivo no computador, por mais que façamos de forma “definitiva”, eles ainda podem ser recuperados sem muito esforço por vários programas disponíveis na net.

Isso é algo preocupante, especialmente no que se refere aos documentos pessoais, já que para deletar arquivos confidenciais de forma correta, para que ninguém mais tenha acesso, não é algo simples de fazer.

Caso você deseje fazer essa exclusão manualmente, teria de se certificar que o exato espaço no HD que era ocupado por esse arquivo, seja ocupado por outros dados. E isso não é nada prático ou simples de se fazer.


Como deletar arquivos confidenciais com segurança

Por mais que a era da informação tenha nos trazido uma miríade de comodidades, também trouxe consigo uma gama completa de novas dores de cabeça. Uma delas é a proteção dos arquivos confidenciais.

E a preocupação, conforme mencionado anteriormente, não acaba depois que os excluímos, uma vez que eles podem ser recuperados, assim como qualquer outro arquivo deletado, seja ele uma foto, um vídeo ou documento comum.

Assim, para conseguirmos deletar arquivos confidenciais definitivamente, é necessário utilizar um programa de criptografia que possua essa opção e, talvez mais importante ainda, seja de confiança o bastante para executar essa tarefa.

Um dos programas que permitem ao usuário a exclusão completa dos arquivos confidenciais é o Steganos Privacy Suite. Dentre muitas opções, esse software ainda permite que possamos nos dispor corretamente e com segurança de nossos arquivos mais sensíveis. Vamos agora a um rápido tutorial sobre como fazer isso usando o Privacy Suite.


  • Passo n.º 1. Faça o download da versão ilimitada de teste do Steganos Privacy Suite clicando no botão abaixo.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo n.º 2. Instale o programa e abra-o. Após isso, clique em “Shredder”.

  • apagar de forma definitiva documentos

  • Passo n.º 3. Na nova janela vamos escolher que tipo de exclusão precisamos. Nas opções acima temos sequencialmente:

    • “File Shredder”: Através da qual excluímos um arquivo ou alguns arquivos selecionados individualmente;

    • “Free Space Shredder”: Com essa ferramenta é possível limpar profundamente os espaços vagos do HD, retirando arquivos previamente excluídos do radar de qualquer curioso;

    • “Agendador de tarefas do FreeSpaceShredder”: Nessa opção é possível agendar um dia e horário específicos em que o programa executará a limpeza profunda dos espaços vagos até diariamente se acharmos necessário;

    • “Complete Shredder”: A partir dessa ferramenta podemos apagar por completo os dados de drives como pen-drives, HDs externos e partições internas do computador de forma simples e rápida.

    Para esse tutorial, utilizaremos o “File Shredder”, que já está selecionado por padrão. Vale lembrar que as outras necessitam de acesso administrativo, o qual é requerido pelo programa quando tentamos utilizá-las. Para prosseguir, clique em “Adicionar arquivo...”, conforme indicado na tela abaixo.

    excluir dados confidenciais com segurança

  • Passo n.º 4. Assim que tivermos escolhido o(s) arquivo(s) para exclusão, voltamos a tela do Shredder e, apenas se tiver certeza ABSOLUTA que deseja se livrar desses arquivos, clique em “Destruir”.

  • Steganos Privacy Suite Shredder


Após alguns momentos o arquivo terá sido excluído por completo, sem chance nenhuma de recuperação e sua privacidade terá sido mantida.

Saiba mais sobre como aumentar a segurança de seus arquivos:

Descubra uma forma fácil de proteger os arquivos contábeis na nuvem

Saiba como minimizar os riscos no caso de um ransomware

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 19

Privacy Suite 19

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.