Como garantir a segurança dos dados no OneDrive

Medidas para manter a privacidade dos dados armazenados no OneDrive

O serviço de armazenamento na nuvem OneDrive(que já se chamou SkyDrive) é um serviço da Microsoft que permite que usuários sincronizem e tenham acesso a arquivos a partir de um navegador como Chrome ou Firefox ou de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Os usuários podem compartilhar arquivos publicamente ou com as pessoas que designem. OneDrive também inclui um pacote de serviços online, 1TB de espaço de armazenamento e Office 365.

Porém o único defeito que já no OneDrive é que, como é um serviço de armazenamento na nuvem, é inerentemente inseguro. Qualquer arquivo armazenado na nuvem corre o risco de sofrer um ataque de um hacker. Às vezes o roubo de dados não chega a acontecer no servidor da nuvem e sim na transferência de dados. Por isso, se recomenta criptografar arquivos antes de subi-los na nuvem. Esta medida de proteção anti-hackers consiste, basicamente, em tornar o arquivo ilegível ANTES de fazer a transferência de dados. Desta forma, evitamos qualquer invasão, seja durante a transferência para a nuvem ou uma invasão à própria conta do OneDrive.

Para simplificar este processo e torná-lo acessível a qualquer usuário, explicarei como fazer a criptografia de arquivos privados para subir no OneDrive com o Steganos Safe. Este programa criptografa e sincroniza arquivos com o OneDrive de forma automática.


Tutorial: como proteger com criptografia os arquivos do OneDrive
  • Passo 1. Faça o download do Steganos Safe e instale o programa no seu computador. Siga os passos de instalação e abra o programa.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Clique no ícone "Criar um novo Safe" e selecione "Cloud Safe". Depois, escolha entre Dropbox, Google Drive e OneDrive.

  • Instale a abra o Steganos Safe para criar um cofre virtual na nuvem
  • Passo 3. Nomeie seu cofre virtual e defina o tamanho que deseja dar à unidade segura.

  • Ajuste o tamanho da unidade segura
  • Passo 4. A seguir, defina uma senha para acessar seu Cloud Safe. Você terá a opção de usar sua senha, criar uma senha com o gerador de senhas integrado ou utilizar o PicPass, que é uma combinação de imagens como senha.

  • Escreva a senha com a qual acessará os arquivos protegidos por criptografia
  • Passo 5. Arraste os arquivos para dentro da unidade segura. Ao fechar a unidade segura, esta automaticamente sincronizará o cofre virtual com o seu servidor de armazenamento na nuvem.

  • Feche o cofre virtual para sincronizar com OneDrive

O legal é que depois de fazer a configuração inicial do seu cofre virtual, depois fica mais fácil ainda. Sempre que quiser criptografar novos arquivos, só precisa arrastá-los ou copiá-los dentro da unidade segura que criou. Assim, a criptografia e sincronização com o OneDrive será automática!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.