Criptografia para Windows

Programas de criptografia para Windows

Se você precisa de proteção nos seus arquivos, utilizando um PC Windows, podemos listar os melhores programas para criptografia de dados, compatíveis com o sistema da Microsoft.

Programas para criptografar arquivos

Steganos Safe

O Steganos Safe é um programa que funciona como um cofre virtual. Sua interface limpa e de fácil utilização oferece opções para a criação de unidades seguras no PC, mídias portáteis e até mesmo na nuvem. O programa usa a criptografia AES-XES de 384 bits, a mais segura entre os programas desta lista.

Com ele você pode gerenciar seus pen-drivers, criptografar seus arquivos no Dropbox, Microsoft OneDrive e Google Drive. As unidades seguras podem ter um tamanho máximo de 2TB e podem ser configuradas facilmente. Quando abertas, as unidades seguras funcionam como pastas do sistema e podem ser facilmente localizadas. O software se integra ao sistema do Windows ficando disponível no menu do botão direito do mouse, toda vez que quiser criptografar ou descriptografar algo. Para abrir o programa é preciso utilizar a senha correta, seja alfanumérica, como em imagens. A ferramenta não é grátis, mas possui uma versão de teste com funcionalidade completa. Deixo abaixo um botão para download direto da versão de teste:

Versão de teste

Segurisoft Baixar

AxCrypt

É um software de código livre, compatível com Windows. Te possibilita criptografar arquivos e diretórios com chave AES de 128 bits. O programa não exige configuração sendo do tupo instale e use. Também se agrega ao sistema, possibilitando sua utilização nos menus de sistema do Windows, quando o botão direito do mouse é apertado.

Possui uma forte integração com o Windows Explorer. Suporta várias linguagens. Possui uma lista grande de comandos por linha de comando, possibilitando assim a possibilidade de criação de scripts de automação.

FlashCrypt

Este programa garante uma forte segurança nos dados criptografados. Ele te possibilita travar qualquer diretório com uma criptografia padrão militar de 256 bits: “AES-256” com apenas alguns cliques no mouse. O governo norte americano já admitiu que este tipo de criptografia é praticamente indecifrável.

Depois de uma instalação fácil e rápida o programa mostra um menu com um diretório do Windows Explorer com o comando: ‘Protect with GlashCrypt’. É só acessá-lo com o botão direito do mouse e executar a criptografia com a introdução de uma senha.

Além de criptografar, o programa também tem a capacidade de comprimir os arquivos. Isto é útil na hora de utilizar serviçoes online de transferência de arquivos. Ele te possibilita também algumas facilidade na recuperação de senhas esquecidas.

Idoo File Encryption

O software é bem rico em funções para te ajudar a travar e esconder arquivos na prevenção de acesso indevido. Ele é capaz de criptografar as maiorias dos arquivos como os do Microsoft Office, imagens BMP, JPG/JPEG, Figuras GIF, arquivos PDF, arquivos mp4, vídeos, músicas e muito mais.

O interessante deste programa é que ele exige um endereço de e-mail válido, que poderá ser utilizado para recuperação dos seus dados, caso você esqueça a sua senha. Sua interface é leve e fácil de utilizar e a função de criptografar ficar intuitiva. Um detalhe é que mesmo que o programa esconda um diretório dos seu desktop, o mesmo será visível no Windows Explorer. Resumindo, é um programa com uma interface bem legal, possui proteção de dados por senha que pode ser recuperável via e-mail e utiliza algoritmos AES.

TrueCrypt

Programa de código aberto para Windows 7. Com ele os arquivos desejados ficam criptografados e descriptografados somente com a inicialização e o término do aplicativo, não necessitando de nenhuma intervenção. Os dados criptografados poden ser armazenados em arquivos “pacotes” ou partições de disco. Assim que armazenado, o volume do disco criptografado só pode ser acessado com a chave/senha.

Não existe outra possibilidade de acessar os arquivos criptografados em caso de perda da senha. Seus desenvolvedores dizem que só quebrando todo o sistema, o que, para usuários comuns, é praticamente impossível.

Resumindo é um programa bem simples visualmente e na maneira de se utilizar. Cria partições no disco criptografadas e monta elas. Permite criptografia automática. Trabalha com os algorítimos: AES-256, Serpent e Twofish.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.