Como garantir a segurança dos arquivos do Google Drive

Por quê é importante criptografar arquivos pessoais na nuvem?

Armazenar todos os arquivos na nuvem é algo muito prático. Ao contrário dos HDs externos, você pode acessá-los desde qualquer lugar e não há risco de que um dano físico comprometa os seus arquivos. Por isso, Google lançou e conquistou o mercado de cloud storage com o Google Drive . O serviço é absolutamente genial e vai muito mais além de um “armazém” de arquivos. Ao ser do todo-poderoso Google, permite a integração com Google Docs e de muitos outros serviços que pertencem ao gigante mundial.

Entre as diversas vantagens deste serviço por cima dos outros, Google Drive permite trabalhar em grupo de forma muito eficiente. Várias pessoas podem visualizar e editar um mesmo arquivo. E o arquivo é atualizado em tempo real! Como as vantagens do armazenamento na nuvem são insuperáveis e também já conhecidas, passamos às desvantagens. Se você não pensava que não havia nenhuma, pense bem. E a segurança dos seus arquivos? Quem mais pode visualizá-los? Bom, eis aí o ponto fraco de qualquer serviço de armazenamento na nuvem: não é 100% seguro.

Não preciso revisitar os milhares de casos de famosos que tiveram as suas fotos íntimas roubadas de um serviço na nuvem ou de arquivos que foram filtrados a partir da mesma fonte. Há muitos pontos de fuga tanto na subida como no armazenamento de um arquivo na nuvem e só há uma forma de garantir a privacidade das suas informações: criptografando os arquivos.

Criptografia é um conceito que pode parecer muito complexo à primeira vista, mas garanto que o que vou ensinar hoje são só alguns passos para os quais você não precisa ter nenhum conhecimento específico. E farão toda a diferença, principalmente como medida de proteção anti-hackers. No tutorial abaixo você pode ver como criptografar arquivos no Google Drive usando o programaSteganos Safe.


Como criptografar e sincronizar arquivos com Google Drive
  • Passo 1. Faça o download do Steganos Safe e instale o programa no seu computador. Siga os passos de instalação e abra o programa

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  • Passo 2. Clique no ícone "Criar um novo Safe" e selecione "Cloud Safe". Depois, escolha entre Dropbox, Google Drive e OneDrive.

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  • Passo 3. Escreva o nome do cofre virtual que quer criar e ajuste o tamanho da unidade segura.

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  • Passo 4. O próximo passo é digitar a senha que quer utilizar para acessar o Cloud Safe. É possível definir uma senha própria, utilizar o gerador de senhas para gerar uma senha segura ou escolher uma combinação de imagens como senha utilizando o PicPass.

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  • Passo 5. Copie os arquivos na unidade segura que criou. Para sincronizar os arquivos com o seu servidor na nuvem, só precisa fechar a unidade segura.

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/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 18

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