Como criptografar um PC sem criptografar o sistema

Aprenda a criptografar o computador para proteger todos os arquivos


encriptar pc

Já te recomendaram criptografar o computador por segurança? A criptografia é um método de segurança digital para proteger as informações que não queremos nas mãos de terceiros. Essa se trata de uma prática que pode ser especialmente útil quando falamos sobre computadores portáteis. Diferentemente de um computador de mesa (desktop) que temos em casa, os portáteis são muito mais susceptíveis a serem roubados ou utilizados por outras pessoas. Neste caso, proteger todo nosso conteúdo com senha é uma medida de prevenção mais do que recomendável. A criptografia é uma medida absoluta de segurança, mas também acaba se tornando uma faca de dois gumes: Ao criptografar um arquivo temos segurança total, mas se nos esquecermos da senha, nós também ficamos incapazes de acessarmos novamente nosso próprio conteúdo. E é por isso que temos que pensar muito bem o que queremos criptografar e as consequências de prosseguir com esse processo.

Muitos usuários optam por criptografar o sistema inteiro, mas essa opção também possui suas desvantagens. Esta se trata de uma decisão bastante arriscada, já que em caso de perda de senha não seria o mesmo que perder apenas um arquivo, mas sim perder acesso a todo o sistema de uma só vez. Em certos casos, criptografar o sistema também requer maior conhecimento técnico, já que estaríamos lidando com partições do HD. O recomendado nesses casos é criptografar o conteúdo do PC sem ter que fazê-lo com o próprio sistema.

Como podemos realizar essa tarefa de forma segura? Para começar, recomenda-se realizar uma cópia de segurança do conteúdo que vamos criptografar. Por exemplo, podemos guardar uma cópia do conteúdo de um dispositivo portátil em um computador ou então em um drive externo. Desta forma, caso nos esqueçamos da senha, não estaríamos perdendo o conteúdo por completo. A seguir, devemos determinar o conteúdo que desejamos criptografar e o tamanho que precisamos para nosso cofre virtual. Este dado será especialmente relevante no processo da criação do arquivo criptografado. A criptografia se realiza através de programas especializados em segurança digital. Um desses programas, feito exatamente para este fim, é o Steganos Safe. O Steganos Safe é um software que permite criptografar nossos arquivos em “safes” ou cofres virtuais.

TUTORIAL: Como criptografar o conteúdo do PC com o Steganos Safe 18


  • Passo n.º 1. Baixe e instale o Steganos Safe clicando no botão abaixo.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo n.º 2. Assim que o programa tiver sido instalado e iniciado, selecionaremos “Criar nova unidade segura...”, e a seguir clicamos em “Safe”.

  • criptografar sistema

  • Passo n.º 3. Para começar, daremos um nome ao safe e selecionaremos o caminho para o arquivo criptografado.

  • encriptação de pc

  • Passo n.º 4. Agora, temos um passo bastante importante, pois o tamanho do cofre dependerá da quantidade e do tamanho dos arquivos que desejamos criptografar. Esse processo pode durar alguns minutos, já que o conteúdo que criptografaremos será maior.

  • proteger pc com criptografia

  • Passo n.º 5. Assim, chegamos finalmente ao passo mais importante: a senha. Esta será a única senha com a qual se poderá abrir e acessar o conteúdo criptografado. É muito importante que a senha seja difícil (o que pode ser checado nos “cadeados” da janela), e que seja guardada na por seu proprietário.

  • criptografar pc com steganos safe

Uma vez criado, o safe pode ser acessado através do menu principal do Steganos Safe, podendo-se então gerenciar todo o conteúdo que desejávamos criptografar. O Steganos Safe 18 também oferece diferentes opções de criptografia, como por exemplo, em pen drives USB ou em nuvem.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.