Como criptografar arquivos privados no Google Drive

Como evitar ataques de hackers a arquivos de Google Drive

Google Drive é o serviço de armazenamento na nuvem do Google. Devido à qualidade do serviço e, claro, às possibilidades de integração com todos os outros serviços desta empresa holística, Google Drive é um dos serviços mais utilizados do planeta. Se analisamos mais além dos recursos individuais que oferece, acredito que uma das principais vantagens é a integração com Google Docs (que permite a edição dos arquivos) e outros serviços como Picasa. Com Google Drive você pode manter todos os seus arquivos acessíveis esteja onde estiver e centralizados em um só lugar. Inclusive, se os seus arquivos ocuparem menos de 5GB e você tiver uma conta de Gmail, o serviço é gratuito! Genial, verdade?

Então, Google Drive é perfeito? Por quê posso utilizá-lo gratuitamente? Embora não estamos na cabeça dos senhores que governam Google, podemos dizer que todo serviço gratuito tem um preço. Por isso, se você tem a mesma preocupação que muitos outros sobre a privacidade dos seus arquivos subidos na nuvem, só há uma forma prudente de agir: criptografe os seus arquivos.

Não posso repetir o suficiente quão importante é criptografar os arquivos que contenham informações relevantes. Como não posso ensinar ou convencer ninguém a ser prudentes, o que sim posso fazer é ensiná-los como sê-lo. Por isso, preparei este tutorial sobre como criptografar os arquivos pessoais para subir na nuvem, especialmente no Google Drive. Você já pensou em utilizar este tipo de proteção anti-hackers? Neste caso, uso um programa muito fácil de usar: o Steganos Safe


Tutorial: criptografia de arquivos no Google Drive
  • Passo 1. Baixe o Steganos Safe e instale-o no seu computador. Uma vez instalado, abra-o e siga os seguintes passos para gerar uma unidade segura no Google Drive.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Na janela principal do programa, clique no ícone de "Criar um novo Safe". Entre as opções que aparecerão, selecione "Cloud Safe" e escolha um serviço de armazenamento entre DropBox, OneDrive e Google Drive.

  • Abra o Steganos Safe para criar a sua unidade segura
  • Passo 3. Digite um nome para o seu cofre virtual e defina o tamanho da nova unidade segura.

  • Defina o tamanho da unidade segura na qual quer proteger arquivos
  • Passo 4. A continuação, digite uma senha para configurar o acesso ao seu Cloud Safe. Você terá a opção de usar uma senha própria, gerar uma senha segura com o gerador de senhas integrado ou definir uma combinação de imagens como senha com o PicPass.

  • Digite uma senha que seja segura para proteger o seu cofre virtual
  • Passo 5. Coloque dentro da unidade segura os arquivos desejados. Uma vez feche o cofre virtual, este será automáticamente sincronizado com o Google Drive.

  • Já pode sincronizar os seus arquivos criptografados com o Google Drive

Após esta configuração inicial, continuar criptografando os arquivos antes de mandá-los para a sua conta da nuvem é muito fácil. Só precisa arrastar os arquivos da pasta de origem

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.