Como criptografar um e-mail do Gmail

Por que apenas a segurança do Google não é o bastante

Como criptografar Gmail

Uma das plataformas de e-mail mais utilizadas no momento é o Gmail, do gigante conglomerado tecnológico Google. As contas do Gmail se interconectam com todos os serviços do Google, desde drives virtuais até gerenciamento de ferramentas para webmaster. As razões pelas quais este e-mail figura entre os mais preferidos residem no valor agregado de seus serviços, tanto quanto na segurança e privacidade prometidos pelo Google para seus usuários.

Contudo, devemos nos atentar ao fato de que, nenhum de nós está a salvo de ser atacado por um hacker em algum momento da vida. E isso vale até mesmo para nossas contas de e-mail online. Basta sua conta estar sendo vigiada por alguma pessoa mal-intencionada para que seus dados e correspondência estejam expostos.


Como resolvo isso?

Uma das melhores maneiras de solucionar a questão é utilizar algum programa que criptografe seu acesso ao Gmail. Existem várias opções no mercado disponibilizam este serviço, tal qual o Steganos Password Manager, que é especializado em proteção e criptografia de senhas.

A abordagem da Steganos é a de lhe oferecer uma ferramenta que une vários benefícios em uma só. Com ela você pode armazenar suas senhas, não apenas do Gmail, e depois utilizar uma extensão do navegador para utilizar estas informações de modo seguro. Vamos entender mais a fundo como isso funciona.


Instalando e utilizando o Password Manager

O Password Manager está disponível tanto individualmente quanto no Privacy Suite da Steganos. Veremos abaixo um passo a passo sobre como utilizar esta ferramenta simples e eficaz.

  • 1º passo: Inicialmente, clique no botão abaixo e, baixe o programa Password Manager. Não é um arquivo muito grande e o download costuma ser bem rápido.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • 2º passo: Agora, abra o programa baixado e instale-o. Você provavelmente não terá problemas com a instalação. Tendo instalado, abra o Password Manager em sua área de trabalho. Caso apareça uma tela como a exibida abaixo, perguntando se você tem uma chave do programa ou se deseja comprar, você pode fazê-lo, ou então clicar em “Agora não” e prosseguir sem delongas.

  • Como criptografar uma mensagem de e-mail no Gmail

  • 3º passo: Após alguns momentos uma tela deve carregar semelhante com a que está exibida abaixo, com dois campos, para que você insira uma senha nova e a confirme. Esta senha será utilizada para você abrir, fechar e administrar suas senhas armazenadas no Password Manager.

  • Existe a opção de utilizar um teclado virtual e também uma senha por imagens. Ambas são válidas para que você adicione ainda mais proteção ao seu arquivo. Para saber como funciona o teclado virtual, clique aqui. Se quiser saber como fazer uma senha com imagens clique aqui. Tendo escolhido sua senha da maneira como preferir, clique em OK e continue.

    Configurar criptografia mensagem de e-mail

  • 4º passo: Uma pequena tela se abrirá dizendo que seu chaveiro está aberto. Clique em OK. Após isso você terá uma imagem como a tela abaixo, na qual você terá seu arquivo “raiz” onde poderá adicionar outras subdivisões. Clique com o botão direito do mouse no keychain e escolha “Adicionar nova categoria”.

  • Terceiro passo para criptografar e-mail

    Então aparecerá uma nova janela, pedindo que digite o nome desta nova “categoria”, o que nada mais será do que uma subpasta no menu de sua keychain. Digite o nome que preferir, para este tutorial daremos à pasta o nome de “E-mail”. Assim que tiver escolhido seu nome de preferência clique em OK.

    Feito isto, a tela anterior será atualizada, com a nova subpasta inclusa. Clique nela com o botão direito do mouse e escolha “Adicionar nova entrada”, conforme está demonstrado abaixo.

    Colocar senha na mensagem de e-mail

  • 5º passo: Vamos agora inserir os dados do Gmail. Coloque conforme o requisitado. Tendo terminado clique em ok.

  • Inserir o arquivo criptografado na mensagem de e-mail

    Agora que já cadastramos os dados do e-mail no programa temos a segurança de nossas informações estarem guardadas sob uma pesada criptografia. Mas caso queira melhorar ainda mais sua segurança digital, vá além e veja como instalar e utilizar a extensão do navegador

    Instalando a extensão do navegador
  • 1º passo: Primeiramente precisamos instalar no nosso navegador a extensão do Password Manager, a mesma está Chrome, Firefox e Internet Explorer. Neste tutorial vamos focar na extensão do Google Chrome. Entre neste link e clique no botão “USAR NO CHROME”, autorize a janela que irá abrir e aguarde a instalação.

  • Configurar a extensão para o navegador

  • 2º passo: Perceba que um pequeno ícone amarelo agora aparece ao lado de sua barra de endereços. Clique nela e aguarde alguns segundos.

  • Password Manager para navegador web

  • 3º passo: Aparecerá uma pequena janela para que você digite a senha que escolheu há pouco para o Password Manager. Atenção, esta não é a senha de seu Gmail, mas sim a senha de seu arquivo de senhas junto ao Steganos Password Manager. Após digitar a mesma, clique em OK.

  • Configurar Steganos Password Manager para navegador web

  • 4º passo: Uma janela irá aparecer dizendo que seu chaveiro está aberto, caso queira parar de receber esta mensagem, marque a caixa. Clique em OK e prossiga. Perceba que uma pequena caixa flutuante apareceu no lado direito inferior de sua tela, a “Steganos Password Widget”. Neste widget você terá um pequeno menu onde pode escolher suas senhas e logins salvos.

  • Steganos Password Manager Widget

    Selecionamos o nosso gmail teste e agora vamos ver como funciona na prática. Não estando logado no Gmail ou Google, clique no “globo” dentro do widget para ser redirecionado ao site do Gmail. Estando lá, vamos usar esta pequena caixa para inserir nossos dados, assim evitando qualquer keylogger ou hacker.

    Clique na imagem da “identidade” e arraste para colocar seu login. Clique em prosseguir, depois clique no “escudo” para pegar sua senha, faça o mesmo procedimento, arraste e solte quando o Gmail pedir-la.

    Steganos Password Manager

    É isso, agora você já pode respirar aliviado, tendo uma ferramenta anti-hacker de ponta, com baixo custo, leve e forte. Aproveite!

    Leia também:
  • Por que criptografar o Google Drive? .

  • Descubra quais programas de criptografia deixam sua navegação mais segura.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 19

Password Manager 19

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.