Como garantir a segurança de arquivos privados no Dropbox

Por que você precisa proteger os seus arquivos na nuvem

Dropbox é um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem gerenciado pela empresa homônima cuja sede se encontra em San Francisco, na Califórnia. O serviço oferece, além de armazenamento na nuvem, a sincronização de arquivos entre dispositivo e nuvem pessoal. Dropbox permite que os usuários criem uma pasta designada nos seus computadores que é automaticamente sincronizada com a nuvem, com o consequente backup automático dos arquivos. Os arquivos depositados nessa pasta podem ser acessados desde qualquer dispositivo através do site do Dropbox ou das aplicações para celulares e tablets.

Como o serviço oferece uma capacidade de armazenamento gratuita, que pode ser aumentada se você indica Dropbox para os seus amigos, atualmente é um dos serviços mais utilizados. A sua praticidade é inegável e neste artigo não pretendo dissuadir ninguém sobre a utilização de armazenamento na nuvem. O armazenamento na nuvem é uma realidade que já não se pode frear. As suas fraquezas em relação à sua proteção da privacidade dos arquivos armazenados, outra. Se você gostaria de garantir o sigilo e proteção de arquivos importantes (com senhas, dados fiscais, dados bancários, informações importantes da sua empresa ou inclusive fotos) recomenda-se tomar algumas medidas de proteção anti-hackers. A principal e mais simples medida é criptografar os arquivos ANTES de subir na nuvem.

Para isso, preparei um tutorial que ensina como criptografar os arquivos e sincronizá-los de forma automática com o Dropbox usando o Steganos Safe


Passo a passo: como criptografar arquivos no Dropbox
  • Passo 1. Faça o download do Steganos Safe e instale o programa no seu computador. Siga os passos de instalação e abra o programa.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Clique no ícone "Criar um novo Safe" e selecione "Cloud Safe". Depois, escolha entre Dropbox, Google Drive e OneDrive.

  • Abra o Steganos Safe
  • Passo 3. Escreva o nome do cofre virtual que quer criar e ajuste o tamanho da unidade segura.

  • Ajuste o tamanho da unidade segura em função dos arquivos protegidos
  • Passo 4. A continuação, digite uma senha para configurar o acesso ao seu Cloud Safe. Você terá a opção de usar uma senha própria, gerar uma senha segura com o gerador de senhas integrado ou definir uma combinação de imagens como senha com o PicPass.

  • Defina uma senha para o cloud safe
  • Passo 5. Coloque dentro da unidade segura os arquivos desejados. Uma vez feche o cofre virtual, este será automáticamente sincronizado com o Dropbox.

  • Sincronize os arquivos criptografados com o OneDrive fechando a unidade segura

Uma vez você faz essa configuração, para criptografar mais arquivos só precisa abrir a unidade segura que criou e arrastar os arquivos para dentro. Eles serão criptografados e sincronizados com o Dropbox de forma automática.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 18

Safe 18

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.