Picpass: uma senha visual

Uma senha alternativa

A segurança de nossas senhas é algo amplamente discutido em vários círculos de tecnologia. Alguns dizem para não utilizarmos senhas fáceis ou que sejam comuns para nós. Contudo não é incomum a utilização destas senhas, pois as mesmas são muito mais fáceis de lembrar.

Um dos postulados das “senhas seguras” é o de que você deve desenvolver um método para criar senhas cada vez mais indecifráveis. Por exemplo, iniciando a senha de um serviço com uma letra maiúscula do mesmo, inserindo a data do aniversário do cachorro após um símbolo como “#” e por aí afora. Mas é aí que jaz a questão, caso façamos tudo isso, vamos REALMENTE nos lembrar da senha depois?

Caso sua resposta para a pergunta acima seja não, então você pode ser uma daquelas pessoas mais visuais. Estas pessoas normalmente lembram-se facilmente do nome de outras que viram apenas uma vez, tem facilidade para reconhecer objetos estranhos, juntar quebra-cabeças e às vezes até um dom natural para encontrar aquela “agulha no palheiro”.

Se você tiver uma, duas ou nenhuma das habilidades descritas acima, não faz mal tentar fazer uma senha com imagens. Neste tipo de senha, um programa, como o Steganos Password Manager, lhe permite acessar uma janela com várias imagens, onde você irá escolher uma a uma as imagens para uma senha nova.


Mas ajuda na segurança?

Claro que sim! Mas vale lembrar que quanto mais imagens sua senha tiver, maior a sua segurança. Veja a situação da seguinte maneira, uma senha com apenas uma imagem no meio de 20, quer dizer que alguém pode “adivinhar” ou, como se costuma dizer, quebrar sua senha se tentar 20 vezes. O mesmo já não pode se dizer se você tiver duas imagens como senha e assim por diante. Caso utilize um número acima de cinco imagens, sua senha já será virtualmente inquebrável.

Então, se você tiver mais facilidade para lembrar-se de imagens do que de uma combinação estrondosa de números, letras maiúsculas ou minúsculas e caracteres especiais; vale a pena experimentar a senha de imagens, no conjunto de programas da Steganos, Picpass.


Desvendando o Picpass

Existem vários outros programas e até mesmo sistemas operacionais que utilizam uma senha de imagens, hoje em dia. Contudo para este tutorial usaremos Password Manager da Steganos, que também está disponível junto do Steganos Privacy Suite.

  • 1º passo: Faça o download da versão trial do programa clicando no botão abaixo. Caso deseje, no próprio software existe a opção de compra.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • 2º passo: Abra o arquivo baixado e faça a instalação. Siga as instruções da tela para concluir a mesma. Tendo feito isto, abra o “Password Manager” na sua área de trabalho. Caso a tela abaixo apareça, clique em “Agora não” para prosseguir sem delongas, nesta mesma tela também há as opções para comprar o programa ou entrar uma chave de compra válida, se já tiver comprado o mesmo.

  • Como criar uma foto senha com Picpass

    Uma vez aberto o programa, você terá uma tela parecida com a exibida abaixo. Clique no local indicado para abrir o Picpass.

    Usar programa da Steganos para criar foto senha

  • 3º passo: Perceba que agora temos uma tela apinhada de imagens de toda cor e sabor. Você pode escolher se quer fazer sua senha com estas fotos reais ou com símbolos mais simples. Neste exemplo, utilizaremos as fotos, clicando na seguinte ordem: 1 – Cacto, 2 – Flor, 3 – Chimpanzé, 4 – Cavalo, 5 – Faca e 6 – Maçã. O número que tal imagem foi clicada fica escrito no canto superior esquerdo da mesma.

  • Configurar picpass

    Esta sequência específica foi escolhida para mostrar o quão fácil pode ser a memorização de tal senha. Assim como na escola, quando queríamos lembrar algo que fosse chato ou desinteressante para nós, a melhor coisa era fazer uma frase engraçada, se possível de duplo sentido, para aguçar a mente e manter a memória viva. Neste caso, veja se consegue criar algo olhando essas seis imagens.

    Uma frase que agrega todas as imagens e fica até pitoresca de certa forma seria: “O Cacto estava em Flor enquanto por lá passava o Chimpanzé montado em um Cavalo, ‘Cortando’ uma Maçã para comer.” O “Cortando” pode facilmente ser entendido como Faca. A frase não ficou tão boa, mas a ideia é esta.

    Após ter certeza de que vai lembrar sua frase mnemônica ou então de suas imagens como melhor lhe convir, clique em “Repetir” para confirmar a nova senha. Tendo confirmado a mesma, uma nova janela se abrirá mostrando a senha já em formato padrão, aguardando apenas a confirmação.

    Perfeito! Você já sabe fazer senhas utilizando o Picpass da Steganos, caso continue clicando em “OK”, vai entrar no Steganos Password Manager e descobrir um novo mundo em termos de senhas protegidas.

  • Saiba também como usar o Password Manager .

  • Veja o top 10 dos softwares de criptografia .

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 18

Password Manager 18

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.