Serve para algo usar um gerenciador de senhas

Sou ingênuo por ainda usar um gerenciador de senhas?

Hackers quebraram um serviço popular de gerenciamento de senhas, o LastPass, o que levantou óbvias perguntas: Se o serviço que você utiliza para proteger suas senhas de serem roubadas é roubado, você deve usá-lo? É uma coisa inteligente guardar todas as suas senhas na nuvem?

Steganos Password Manager gerenciador de senhas


Você não é ingênuo

Primeiramente não, você não é ingênuo. Usar um gerenciador de senhas é muito melhor do que usar a mesma senha em todos os seus serviços online. Você provavelmente entende a necessidade de se ter senhas complicadas, longas, únicas e vê o gerenciamento de senha uma solução razoável para isto. Considerando que a senha mais popular no mundo é a “123456”, se você entende isto, você é um gênio na área de segurança cibernética.

Gerenciadores de senha tem como premissa básica guardar seu chaveiro de senhas em um lugar “seguro”. Exceto, claro, sua senha mestre para o programa, que você precisará para acessá-lo. Esta senha você precisará lembrar ou armazenar em um pen drive que funcionará como chave para abrir o chaveiro.

LastPass e outras opções baseadas na nuvem guardam suas senhas em banco de dados criptografados, o que é inerentemente vulnerável, enquanto o Steganos, o KeePass and 1Password guardam os chaveiros localmente (no seu PC por exemplo), em um arquivo criptografado. Armazenamento local é mais seguro, já que não está na nuvem, mas é menos conveniente. No entanto, o gerenciador de senha da Steganos, o Password Manager, oferece opções de sincronização com serviços de nuvem, como Dropbox, OneDrive e Google Drive, além de apps para celulares e tablets Android e iOS, o que facilita seu acesso às senhas.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Mas, mas, mas...

Vamos olhar para o caso do LastPass. Um dos mais respeitados serviços de gerenciamento de senhas online hackeado. Não foi uma invasão a um site qualquer. Mesmo tendo alguns de seus dados comprometidos e o site solicitar para que seus usuários trocassem de senha, as carteiras estavam fortemente criptografadas e dificilmente algo foi realmente roubado.

Isto não significa que todas as medidas de segurança vão sempre garantir a proteção das carteiras. Esta foi a segunda vez que o site foi invadido em 4 anos. Você sempre correrá algum risco, não importa qual sistema escolha. O que deve fazer é administrar este risco de forma inteligente.


Senhas são inseguras

Senhas, por definição, são passíveis de quebra. Qualquer tipo de senha. Você também precisa de uma exclusiva para cada serviço que utiliza, mas o cérebro humano não foi feito para isso. Por outro lado senha simples são muito fáceis de se quebrarem. Você corre um risco toda vez que usa uma senha.

Nós ficamos com a clássica situação de escolher pelo menos pior. A não ser que você decida escrever suas senha manualmente e guardá-las em um cofre, você vai ter que lidar com alguma vulnerabilidade digital.

O que posso fazer é recomendar melhor das soluções de software para gerenciamento de senha local, que pode se estender para seus dispositivos móveis. Estou falando do Steganos Password Manager. Na minha opinião, é o mais avançado gerenciador existente no mercado. Conta com funções exclusivas de geração senhas, senhas com combinação de imagem, teclado virtual para evitar aç4ao de keyloggers, e muito mais. Em um mundo onde nada é seguro, fique com o que há de melhor para se proteger.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 18

Password Manager 18

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.