Análise comparativa entre Steganos Safe e TrueCrypt

TrueCrypt Steganos

Que programa de criptografia devemos usar em 2017?

A criptografia é uma das praticas de segurança digital mais utilizadas hoje em dia. A conscientização sobre a importância destas técnicas de segurança tem aumentado diante do crescimento no número de hackers e do comprometimento de arquivos particulares. Assim sendo, não faz mal saber o mínimo para, ao menos, se proteger das ameaças mais comuns. No mais, existem várias opções no mercado, programas especializados na criptografia de dados, para usuários com todo nível de conhecimento técnico. Dentre estas opções temos o Steganos Safe e o TrueCrypt. Neste artigo mostraremos o resultado de uma análise comparativa entre ambos para que possamos saber qual melhor satisfaz nossas necessidades.

Comecemos com o TrueCrypt. Este programa é um software de código aberto, ou seja, qualquer um pode modificar e contribuir com o desenvolvimento do mesmo. Entretanto, o TrueCrypt possui uma certa história e reputação na comunidade de criptografia online. No ano de 2014, seu site anunciou que o projeto não seria mais monitorado, indicando que seus usuários deveriam encontrar outras opções para criptografar seus arquivos. Desde então, outras alternativas grátis apareceram baseadas no código fonte do TrueCrypt, como o VeraCrypt e CipherShed, sendo que o último ainda se encontra em desenvolvimento. Hoje em dia, não se recomenda a utilização do TrueCrypt original, já que existem relatos de vulnerabilidade do programa contra certos tipos de ataques, como malwares, ataques de inicialização a frio ou a tática conhecida como “Stoned” Bootkit. Para combater estas ameaças, o TrueCrypt requer que seus usuários sigam uma série de precauções mais técnicas.

Por outro lado, a Steganos oferece o Steganos Safe, um programa dedicado à criptografia de arquivos, não importando o nível de conhecimento técnico do usuário. Tendo recentemente sido lançada sua nova versão, o Steganos Safe 18, que agora conta com mais opções para que você possa entrar 2017 com o pé direito. O Steganos Safe 18 também oferece certa flexibilidade, permitindo a criação de cofres virtuais no computador, drive portátil ou na nuvem, dentre outras opções. Este software se trata da escolha mais recomendável para aqueles que buscam um programa estável, fácil de usar e, principalmente, de confiança.


Tutorial: Como criptografar arquivos com o Steganos Safe 18.
  • Passo N.º 1: Baixe o programa clicando no link abaixo e assim que terminar o download instale-o.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo N.º 2: Abra o programa a partir da sua área de trabalho e você verá uma tela parecida com a exibida abaixo. Perceba que o menu principal oferece as opções de criar uma nova unidade segura e de abrir safes ocultos. Assim que o safe tiver sido criado, também é possível mexer em seus arquivos a partir deste menu. Para este exemplo, selecionaremos “Criar nova unidade segura...” e, na próxima tela, clicaremos na primeira opção: “Safe”.

  • como criptografar arquivos com steganos safe

  • Passo N.º 3: Para começar, escolheremos um nome para este novo cofre virtual. Como este é um arquivo seguro, aconselhamos que seja designado um nome vago, para não dar pistas sobre a informação contida na pasta. Aqui também escolheremos a letra que a unidade segura terá assim que for aberta pelo Windows.

  • criptografe arquivos com steganos safe 18

  • Passo N.º 4: A seguir, escolha onde ficará armazenada a unidade segura. Esta será a localização final do arquivo criptografado.

  • análise de steganos safe

  • Passo N.º 5: Na próxima etapa indicaremos o tamanho da unidade segura. O Steganos Safe mostra o tamanho disponível para a criação de tal unidade, dependendo do espaço livre no HD.

  • steganos safe vs truecrypt

  • Passo N.º 6: Para finalizar temos o passo mais importante, a criação de uma senha. Esta deverá ser uma senha extremamente forte e segura, o que ficará claro para você conforme os “cadeados”, logo após onde está escrito “Qualidade de senha:”, se iluminem. Se certifique de guardar sua senha em um local seguro, fora da rede, pois sem ela você não poderá acessar a unidade segura.

  • analise do truecrypt

O Steganos Safe nos oferece uma forma rápida, simples e segura de criptografar arquivos em várias plataformas. Para saber obter ainda mais segurança digital, a Steganos também conta com o Steganos Privacy Suite.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.