Como e por quê usar um gerenciador de senhas

Como usar um gerenciador de senhas

O problema da identidade digital está conosco desdo início da Internet. Existe um análise do senhor Dick Clarence Hardt que diagnosticou o problema à mais de uma década e, incrivelmente, a análise continua atual. Mesmo com todas as inovações tecnológicas que tivemos neste tempo, não fomos ainda capaz de criar algo como uma carteira de motorista para nossa identidade digital. Com uma carteira de motorista posso entrar em uma loja de bebidas e provar que sou maior de idade para lá fazer compras. Mas, na Internet, ninguém sabe se eu sou um cachorro uma criança ou mesmo se eu sou uma pessoa real: posso ser um programa malicioso fingindo ser real.

Até agora, a melhor ferramenta que temos para este problema são as senhas. Mas temos que constantemente mudá-las por questões de segurança fora de nosso controle, como uma invasão nos servidores de um serviço que você utiliza.

Porque você precisa de um gerenciador de senhas

Não precisamos somente de senhas excelentes, mas precisamos mudá-las constantemente. Mesmo assim, para a maioria das pessoas, ficar seguro na Internet depende unicamente da mente humana, que não é infalível. Estas pessoas tentam depender da lembrança de suas senhas e a maioria falha. Isto leva a duas coisas terríveis: A primeira é o uso de uma senha para inúmeros serviços, que, claro, é incrivelmente inseguro. Se uma conta for quebrada, o malfeitor terá acesso a todas as outras.

A segunda é o uso de senhas diferentes por serviço. É uma solução melhor, mas não muito. O usuário pode ter diversas senhas para diferentes contas e serviços, mas elas estarão escritas em um documento Word ou em uma agenda. Quando em um documento Word, a facilidade que um Hacker terá para capturá-lo é enorme. Quando escrito em uma agenda, o usuário vai deixar de usar senhas complicadas como todos os analistas de segurança recomendam.

Um gerenciador de senhas, um aplicativo para ser instalado no seu PC, e dispositivos móveis, é uma solução avançada para controlar de forma fácil, todas as suas senhas. Aqui recomendo o Steganos Password Manager. Também deixo abaixo o link para download do programa:

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Começando com o Steganos Password Manager

Steganos Password Manager gerenciador de senhas

Quando você instala o programa, você vai ser solicitado a escolher uma senha mestra, que deverá ser bem forte, e servirá para utilizar o mesmo. Pense em algo que você não esqueceria, mas que seja bem difícil de outros adivinharem. A empresa criadora do software oferece algumas dicas: use frases inteiras, inclua espaços, não inclua nada pessoal que possa ser ligado a você por terceiros e não inclua nada óbvio como frases comuns, letras de música ou um provérbio famoso. Sua senha deve ser uma sequencia de caracteres única, que não faça sentido para outros mas que você consiga se lembrar sempre. Como alternativa, também pode utilizar a ferramenta de geração de senhas invulneráveis incluída no programa.

Assim que esta senha for criada, você deve então instalar as extensões para os navegadores. Os navegadores vão assim incluir os botões específicos na em sua barra de tarefas.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 18

Password Manager 18

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.