Saiba o que são os Keyloggers

Descubra o que são e como se proteger dos Keyloggers

QUE-SON-KEYLOGGERS-steganos

Atualmente existem vários motivos pelos quais seus dados privados podem despertar interesse por parte de outras pessoas. E isso apenas se torna mais arriscado uma vez que toda nossa atividade online pode ser espionada, seja por cibercrimonosos ou por pessoas mais próximas de nós como conjugues ou pais. Contudo, ainda não temos consciência completa de como nos proteger contra a espionagem digital.

Por mais que possa parecer difícil, a tecnologia de hoje facilita o trabalho dessas pessoas mal intencionadas através de malwares. Um deles, conhecidos como keyloggers, são softwares, ou hardwares, que armazenam tudo o que é digitado no teclado e funciona em segundo plano, sem que você sequer se dê conta que ele está instalado. Enquanto ativo, um keylogger vai gravando os dados como senhas de mídias sociais, números de cartões de crédito ou qualquer outro dado pessoal.


Como funcionam os keyloggers?

Alguns keyloggers podem ser dispositivos que, conectados através da porta USB, recebem e gravam os dados enviados pelo teclado, interceptando todas as informações digitadas, sem que o usuário sequer perceba que existe algo errado. Provavelmente, ninguém conseguirá detectar o malware e o espião recolherá seu dispositivo mais tarde com a informação que deseja sem deixar rastro. Outros tipos, mais comuns pela falta de necessidade em acesso direto ao equipamento a ser infectado, se instalam como malwares comuns, no mesmo funcionamento de um vírus de computador, através de sites maliciosos.


Como verifico se alguém está me espionando com um keylogger?

Se você suspeita que existe um desses programas maliciosos em seu computador, há formas de detectar tal problema. Se o keylogger estiver sendo rodado através de um hardware, a verificação é tão simples quanto verificar se o seu equipamento possui algum USB que desconheça conectado a ele. Se encontrar, verifique o dispositivo USB, pois pode ser que não se trate de um keylogger. Outros muito mais difíceis de encontrar se encontram dentro do teclado. O melhor é que apenas abra o teclado sob a supervisão de um profissional, uma vez que a abertura pode danificar o equipamento.

Entretanto, se a questão for um software, você pode verificar os processos ativos no computador e, caso encontre algum suspeito, finalize-o.


Como evito ser espionado através de meu teclado?

Esses são nossos conselhos para evitar que espionem tudo o que você escreve no PC:

Conselho nº 1: Utilize um antivírus para verificar regularmente seu equipamento, para que ele detecte e bloqueie as ameaças de malware.

Conselho nº 2: Não baixe e nem abra páginas ou arquivos desconhecidos ou pouco confiáveis e, muito menos, aqueles advindos de pop-ups.

Conselho nº 3: Revise regularmente a lista de programas instalados para eliminar aqueles que sejam indesejados ou desconhecidos.

Conselho nº 4: Instale um teclado virtual. Esse mecanismo simples simula o teclado em uma janela de forma que podemos escrever normalmente sem tocar no teclado físico e utilizando apenas o mouse. Ao não utilizar o teclado físico, as letras digitadas não são registradas, deixando os dados a salvo.

Para conseguir um teclado virtual recomendamos o Steganos Privacy Suite, já que, além de te proteger contra keyloggers, ele também ajuda a criptografar e ocultar arquivos ou eliminar os dados gerados em seu PC enquanto você navega na rede, entre outras funcionalidades.


Como utilizo o teclado virtual do Steganos Privacy Suite?

É muito fácil utilizar o teclado virtual do Steganos Privacy Suite, siga as instruções abaixo e aprenda:

  1. Baixe o programa clicando no botão abaixo:

  2. Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  3. Instale o programa e execute-o. Essa é a janela principal que aparecerá. Agora, encontre a função “Password Manager”, a qual protegerá todas suas senhas. Na sequencia clique em teclado virtual (como está demonstrado em vermelho na imagem abaixo).

  4. privacy-suite-teclado-virtual

    Também é possível desativar as senhas visuais que aparecem quando se clica sobre ua das teclas e também os sons que acontecem quando se clica sobre o teclado.

E pronto! Você já pode gerenciar seus dados mais privados e evitar a espionagem de hackers graças ao teclado virtual.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 19

Privacy Suite 19

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Privacy Suite 19

Seguir @6Monteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.