Como proteger arquivos em mídias portáteis

Criptografar arquivos em mídias portáteis


Com a ferramenta Steganos Portable Safe pode-se criar unidades seguras portáteis em mídias como memória USB, HD portátil, CD ou DVD, criptografando arquivos e dados com a mais alta segurança

Os serviços de armazenamento na nuvem cada vez conquistam mais usuários, no entanto, ainda existe um grande número de pessoas que se movem com informação e arquivos importantes em mídias portáteis, como memória USB, HD portátil, CD ou DVD. Estas são bastante convenientes para os usuários que precisam transportar arquivos de casa ao trabalho/escola/universidade e vice-versa, sem a necessidade de conectar-se à Internet para poder acessar a informação guardada. No entanto, transportar dados nem sempre resulta ser seguro, já que qualquer destas mídias portáteis pode ser perdida ou roubada facilmente. Por isso, Steganos oferece a ferramenta Steganos Portable Safe, com a qual o usuário poderá transportar dados confidenciais de forma segura e cômoda.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Para isso, somente deve-se configurar uma zona segura em uma mídia portátil que poderá ser utilizada igual de comodamente como se fosse uma das unidades seguras criadas no PC. Os dados guardados nestas mídias se criptografam em tempo real e permanecem protegidos de forma fiável. Depois, ao conectar a mídia a qualquer PC ou notebook, será possível descriptografar os dados com a senha determinada durante a criação do Portable Safe, visto que o software para desencriptar os dados já está incluído no Steganos Portable Safe. Utilizando esta ferramenta, o usuário tem a garantia de que não ocorrerá nada com seus dados, inclusive se perde a mídia portátil, já que não existe forma de acessar a informação sem a senha correta e o programa não dispõe de “backdoors” para permitir que terceiros acessem os dados.

A seguir, apresentamos o passo-a-passo para criar um Portable Safe em uma memória USB, HD portátil ou em uma unidade ZIP:

  1. Na janela principal do de Steganos Safe, clicar no botão "Criar um novo Safe” e escolher a opção “Portable Safe". Na janela que se abre a seguir, selecionar primeiro o tipo de mídia onde se deseja criar a unidade segura. Caso ainda não esteja conectada ao PC, conectá-La ao sistema. Esta poderá ser, entre outras, uma memória USB, um disco rígido portátil ou uma unidade ZIP.

  2. Cofre virtual portátil

  3. O seguinte passo consiste em determinar o tamanho da unidade segura na mídia que se utilizará para o Portable Safe.

  4. Logo depois, introduzir uma senha como proteção para o Portable Safe. Esta senha será necessária para abrir o Portable Safe. O usuário pode definir a senha que queira e o programa indicará a qualidade da mesma, ou gerar uma com o gerador de senhas oferecido pelo programa. Importante: lembre-se da senha escolhida, porque sem ela já não será possível acessar os dados guardados no Portable Safe.

  5. A seguir, já se pode copiar os arquivos que se deseja transferir ao Portable Safe. Para isso, clicar no botão “(Abrir no explorador)” e a unidade segura se abrirá no explorador do Windows. Clicar duas vezes no arquivo “starter.exe” para abrir o Portable Safe. Depois, basta copiar os dados desejados ao Portable Safe aberto.

  6. Sempre se pode adicionar ou eliminar dados de um Steganos Portable Safe armazenado em uma mídia portátil: funciona exatamente como uma unidade segura instalada no PC do usuário.

Seguindo estes passos, o usuário poderá transportar com segurança e proteção seus arquivos importantes e/ou confidenciais. A ferramenta Portable Safe está incluída no software Steganos Safe.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 18

Safe 18

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.