Como gerenciar arquivos em USB criptografado

criptografe arquivos no USB com o Steganos Safe

Aprenda como gerenciar os Portable Safe dentro de seu USB

A criptografia é uma das práticas de segurança digital mais empregadas por aqueles que desejam proteger seus dados e arquivos mais importantes. Utilizada tanto por pessoas comuns quanto por empresas, esta é uma técnica muito utilizada na hora de armazenar arquivos confidenciais ou de enviar e-mails criptografados. Entretanto, ela apresenta um problema muito comum quando nos esquecemos de criptografar o drive USB ao transportar dados de um lado para outro.

Seja com os disquetes e CD-ROMs de ontem, ou com os USBs (pen drive) de hoje, a transferência de arquivos em dispositivos físicos sempre foi um assunto delicado. Se o USB se perder ou cair em mãos erradas, nossos arquivos mais importantes provavelmente ficariam expostos. Além do mais, diferentemente de um cartão de crédito ou de um smartphone, os drives USB não contam com sistemas de geolocalização ou cancelamento de serviços. Por isso, que em se tratando dos USBs, mais vale prevenir do que remediar, assim sendo, criptografar os arquivos no drive portátil é uma medida de prevenção mais do que recomendável.

Um dos programas que permitem adicionar arquivos em um USB com uma criptografia top de linha é o Steganos Safe. Este é um software especializado na criação de “safes” ou cofres virtuais. A ferramenta cria unidades seguras para armazenarmos informações, protegendo-as com senhas impossíveis de decifrar. Sua última versão, o Steganos Safe 18, inclui a possibilidade de criar cofres dentro do drive USB e conta com uma gestão facilitada destes arquivos para o usuário. Então, abaixo disponibilizamos um tutorial, onde iremos manejar um arquivo previamente criptografado em um USB, utilizando o Steganos Safe.


Tutorial: Como gerir arquivos criptografados no USB com o Steganos Safe.
  • Passo N.º 1: Baixe o Steganos Safe 18, clicando no botão abaixo. Assim que o download acabar, execute a instalação do programa.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo N.º 2: Com o USB já conectado ao computador, selecionaremos a opção “usbstarter” dentro do dispositivo portátil. Para abrir o Safe, será necessário introduzir a senha do mesmo, clicando sobre a imagem do Steganos Safe. Se quisermos mudar a senha, neste estágio podemos apertar em “Mudar senha...”, mas tenha em mente que antes disso o programa perguntará a senha anterior como medida de segurança.

  • Steganos Safe 18

  • Passo N.º 3: Após ter clicado no ícone do Steganos Safe, uma nova janela se abrirá, perguntando em que letra de unidade queremos o Safe aberto.

  • criptografar arquivos no USB

  • Passo N.º 4: No último passo, vamos colocar a senha que escolhemos para criptografar o Portable safe dentro do USB. Sem esta senha não será possível abrir o cofre virtual de maneira alguma.

  • arquivos criptografados no USB

  • Passo N.º 5: Após ter digitado a senha correta, o ícone do Steganos Safe aparecerá aberto e já podemos mexer nos arquivos dentro do USB, clicando em “Mostrar a unidade do Portable Safe.” Ao fechar a janela, o Safe se fechará com senha novamente.

  • gerenciar arquivos no USB

Com o Steganos Safe 18, podemos ficar seguros de que nossos arquivos mais importantes estarão seguros com a mais alta proteção, e que por mais que percamos o drive, ninguém poderá ler as informações contidas. Com o Steganos Safe também pode-se criptografar arquivos dentro do Windows ou na nuvem.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 18

Safe 18

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.