O que é e como funciona um firewall?

Como funciona um firewall?

O que é um firewall?

Conforme começamos a aprender o básico sobre computação e segurança na rede, encontramos muitos termos como: criptografia, portas, trojan e muito mais. Dentre estes nomes, o Firewall é um dos que aparecem de novo e muita gente não sabe exatamente o que é um firewall, como funciona e do que realmente protege.

Um Firewall, basicamente, é a primeira linha de defesa de sua rede. O propósito de um firewall é o de proteger sua rede de acessos indesejados. Ele pode se apresentar na forma de um dispositivo físico ou de um programa virtual, geralmente funcionando como “guarda” do tráfego que entra e sai da rede.

Normalmente, os firewalls permitem que você estabeleça certas regras para determinar o que é permitido ou não na sua rede privada. Dependendo de seu tipo, o firewall pode restringir acesso à apenas certos endereços de IP, domínios, sites e outros que possam ser perigosos.


Quando é necessário um firewall externo

Dependendo do seu dispositivo e sistema operacional (SO), um tipo específico de firewall ou conjunto de regras para o acesso estão disponíveis desde a instalação do SO. Estas regras podem ser adaptadas ou mudadas radicalmente, dependendo da vontade e experiência do usuário.

Uma coisa é certa, um firewall é algo extremamente importante para a segurança tanto do computador quanto da conexão e do sistema. Como sua função primária é a de bloquear conexões de fora, isso pode evitar uma possível invasão ao seu computador e dispositivo quando conectado em uma internet pública, como WiFi de livrarias e aeroportos.

Geralmente, como o firewall nativo do Windows, por exemplo, já faz essa função perfeitamente, não é necessário se dar ao trabalho de instalar um firewall mais potente na máquina. Então, se você apenas quiser que seu sistema esteja protegido de conexões de fora, o firewall do Windows é mais do que o suficiente para lidar com o trabalho.

Entretanto, o firewall do Windows é limitado, apenas fazendo o mais importante, que é bloquear conexões indesejadas. Ele também possui uma interface complicada e de difícil acesso ao usuário pouco acostumado.

Se você pegar como exemplo a maioria dos firewalls comerciais, eles facilitam o controle dos programas, deixando ou não que os mesmos se conectem à internet com apenas um clique. Isso facilita na hora de administrar o firewall, mas também pode ser um pouco irritante, pois a cada novo software, o programa pergunta qual será a política de conexão do mesmo para liberar ou não as conexões externas.


Somente o firewall não é suficiente para proteger o PC

Mesmo que você se dê a todo o trabalho de colocar um firewall caríssimo, com todos os opcionais de fábrica, bancos de couro, teto solar, ar-condicionado e GPS; ele pode não ser o bastante contra certas ameaças digitais.

Quando se trata da segurança digital, temos que estar sempre um passo à frente dos hackers e criminosos virtuais. Recomenda-se, sempre, o uso de antivírus e varreduras periódicas com softwares anti-spyware. Além disso, é importante ter um plano de reserva para caso tudo dê errado e sua máquina seja invadida ou infectada por um programa malicioso.

Para tal é preferível utilizar uma ferramenta completa, que possua várias funções para facilitar tanto o uso quanto aumentar a segurança dos arquivos e dados mais sensíveis. Uma dessas ferramentas é o Steganos Privacy Suite, que possibilita ao usuário a criação de cofres virtuais inacessíveis sem a palavra-chave e muitas outras funções importantíssimas para uma segurança real dos dados armazenados no computador.

Com o Steganos Privacy Suite, você pode guardar suas senhas e favoritos de forma que nenhum malware ou vírus conseguirá obter acesso a eles. Fora isso, ele ainda oferece as vantagens de apagar os rastros inevitáveis que deixamos durante a navegação e para promover uma maior privacidade tanto em computadores pessoais quanto empresariais.

Para descobrir como o Steganos Privacy Suite funciona e sentir na pele como é ter certeza absoluta de que seus dados são invioláveis, clique no botão abaixo e baixe a versão de teste do programa.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Saiba também como:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 19

Privacy Suite 19

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.