Como evitar hackers em seu computador

Como evitar ataques de hackers ao seu PC

Todos utilizamos redes sociais e enxergamos os benefícios trazidos por elas em conectar pessoas distantes ou que até mesmo desconheceríamos caso não fossem estes sites. Contudo são poucos aqueles que se preocupam com a exposição excessiva que estes meios podem promover.

Tomar atitudes seguras é de máxima importância uma vez que nossa vida está lá, sendo exibida, para qualquer um, com meio cérebro, que saiba digitar um nome completo no Google. Pessoas com perfil importante, como artistas de TV tiveram suas contas pessoais e arquivos de fotos disseminados na internet como Scarlett Johansson, Jennifer Lawrence e Rihanna.

As ações de hackers podem ser contidas com simples medidas que podemos aplicar ao nosso dia-a-dia virtual enquanto estamos expostos na rede. Abaixo temos uma relação de algumas delas e de programas que ajudam a deixar nossa vida digital mais segura.


Deslogar quando sair
desolgar para proteger acesso

Parece bobeira, mas a maioria das pessoas não desloga de seus serviços quando deixa de utilizá-los e esta se torna uma porta aberta brilhando em neon para hackers e afins. Sempre utilize o procedimento de deslogar quando for sair de um serviço tipo o Facebook, por mais que você esteja em seu computador pessoal. Lembre-se, utilizar um computador pessoal é igual a mais segurança e não segurança absoluta.

Senhas
Proteger senhas em chaveiro virtual

Apesar de já ser batida esta tática, nunca é demais enfatizar; não utilize a mesma senha para mais de um serviço, ou ainda, não tenha uma senha padrão que usa em todas suas contas online, pois uma vez que um hacker saiba sua senha de um local, saberá dos demais. O mesmo vale para seus logins, digamos que use o login jose1234 para seu Facebook, Twitter e contas de e-mail; você não está apenas abusando da sorte, mas pedindo para algo lhe acontecer!

Vale também relembrar que senhas comuns como 1234, qwert, entre outras, são as mais fáceis de quebrar, bastando apenas alguns minutos para que seus dados estejam expostos. Então, dificulte, faça com que o hacker não tenha como comprometer suas contas.

Sabendo que é humanamente, quase, impossível de guardar múltiplos logins e senhas de cabeça é possível o uso de softwares que armazenem, de maneira segura, estes dados. Como o Password Manager da Steganos, que guarda suas senhas e logins, ainda possibilitando o uso simples das mesmas através de extensões no seu navegador favorito. Este programa também lhe ajuda a dificultar ainda mais suas senhas utilizando uma geração automática delas e senha por foto usando o PicPass.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Sites duvidosos
Evitar entrar em sites duvidosos

Sempre se atente aos sites onde entra, pois toda vez que faz um acesso o site já recebe de cara seu endereço virtual (IP) e outras informações pessoais. Caso seu antivírus esteja desatualizado ou ainda não tenha catalogado tal site na lista infame de sites ruins, você estará exposto.

Exemplos de sites que são extremamente perigosos são os que fazem, descaradamente, a tentativa de phishing, que nada mais é do que tentar roubar seus dados se passando por um conteúdo oficial. Caso se depare com o site Facebook55466.biz, que tem a cara do serviço e pede para que você faça o login, fique atento e não ajude os hackers à comprometerem sua conta.

Compartilhamento de dados pessoais
Como evitar ataques de hackers ao seu PC

Vamos a um exercício rápido de imaginação com a seguinte pergunta: Você daria sua identidade para um desconhecido no meio da rua? A resposta, provavelmente, é não. Então, qual seria o ponto de postar este documento tão importante em uma rede social? Se não quiser ser hackeado e ter sua identidade clonada, não faça isso.

Algum tempo atrás, olhando na lista de imagens do google sobre identidade, foi constatado que haviam mais de 50 imagens de passaportes e identidades pessoais de várias pessoas ao redor do globo. Na internet tenha os mesmos cuidados que teria com seus dados no mundo real.

Criptografe seus arquivos importantes
Criptografar arquivos importantes

Como nenhum de nós está a salvo de ter que lidar com estes problemas algum dia, temos que prezar pela segurança de nossos dados e arquivos importantes. Você não vai querer que algum nerd de 14 anos na China tenha acesso ao balanço geral de sua empresa ou às finanças de sua casa.

Para tal, uma solução simples é criptografar seus arquivos mais importantes com o uso de Cofres virtuais. Utilizando um programa anti-hacker como o Steganos Safe, você eleva o grau de segurança de seus arquivos o bastante para que nenhum hacker, por mais que obtenha os mesmos, consiga lê-los ou decodificá-los.

E-mail
Proteger conta de e-mail

Uma das maiores portas de entrada para pessoas mal-intencionadas em seu computador são os e-mails. Eventualmente sua conta de correio virtual vai figurar em alguma lista em posse destes hackers e eles vão tentar te pegar de qualquer maneira.

Um dos jeitos mais utilizados é o envio de e-mails dizendo que você ganhou algo ou que está devendo algum valor. NUNCA CLIQUE NOS LINKS de seu e-mail, ao menos que tenha certeza ABSOLUTA de que eles vieram de uma fonte segura. Não interessa se uma idosa no Quênia está dizendo que precisa de ajuda ou que uma empresa multimilionária diz que você ganhou um valor, eles estão tentando roubar você, não caia nesta!

Privacidade na rede
Privacidade na rede

Não importa o tanto que nos protejamos ou qual é o nosso antivírus, nosso IP sempre será registrado em qualquer site que entrarmos. Este pequeno endereço de até 12 dígitos diz de onde você está acessando com uma precisão absurda, expondo sua privacidade além do aceitável.

Uma tática útil para evitar este tipo de detecção, ainda mais com tantos olhos ávidos por informação, é utilizando um serviço sólido de VPN. Uma opção é o Steganos Online Shield, que com apenas um clique acaba com esse problema de vez, tirando os olhos curiosos de você.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 19

Privacy Suite 19

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.