Como eliminar arquivos do PC de forma definitiva

Apague seus arquivos de forma segura


Steganos Privacy Suite inclui a ferramenta Shredder, que oferece ao usuário a possibilidade de excluir arquivos usando os métodos mais avançados, evitando que possam ser recuperados

Eliminar arquivos é uma das tarefas mais simples que realizamos em nossos computadores. Clicamos em um arquivo e com apenas um botão do teclado podemos removê-lo rapidamente. No entanto, muitos usuários não estão cientes de que os atuais sistemas operacionais Windows apresentam uma brecha de segurança muito importante. Quando excluímos um arquivo do nosso PC, este somente é movido para um diretório oculto, conhecido como “Lixeira”. Inclusive esvaziando-a, os arquivos não são realmente excluídos, podendo ser recuperados usando distintos programas. Por isso, Steganos integra a ferramenta Shredder na sua suite de proteção Steganos Privacy Suite, com a qual o usuário pode garantir a eliminação definitiva de seus arquivos.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

A ferramenta oferece três métodos para eliminar arquivos:

  • Sobregravação completa (rápida)
  • Todos os dados são sobrescritos uma única vez.

  • Sobregravação repetida (lenta)
  • Este procedimento está em conformidade com o DoD 5220.22-M/NISPOM 8-306 do Ministério de Defesa dos EUA. O conteúdo do arquivo é sobrescrito três vezes: uma vez com o caractere "1", outra com o caractere "0" e a última com dados aleatórios.

  • Método Gutmann
  • É considerado o procedimento mais seguro para destruir arquivos permanentemente. Atende os requisitos de segurança da NSA (a Agência de Segurança Nacional americana). Neste caso, o local de armazenamento é sobrescrito 35 vezes de acordo com um método específico.

Steganos Shredder possui dois componentes, o File Shredder, que elimina os dados em forma de arquivos (por exemplo, um documento do Word, PDF, tabelas Excel, etc.) de uma unidade, e o Free Space Shredder, que se encarrega da limpeza profunda da unidade, já que o espaço de armazenamento "vazio" também pode conter informações. Por exemplo, ao editar um documento do Word e excluir uma pequena parte de seu conteúdo, o arquivo será menor e, após a gravação, ocupará menos espaço no disco rígido do que anteriormente. O Windows vê este espaço de armazenamento recém liberado como vazio, mas, na verdade, ainda contém os dados excluídos do arquivo, já que o espaço foi liberado apenas para sobregravação. Assim, a informação suprimida pode facilmente ser restaurada com programas especiais.

Eliminando arquivos com Steganos Shredder

O usuário pode excluir seus arquivos com o menu de contexto do Windows Explorer, para isso, basta clicar nos arquivos e pastas que deseja destruir, pressionar o botão direito do mouse e selecionar a opção "Destroy".

Como alternativa, também pode-se usar o assistente de Steganos Shredder para excluir os arquivos. Neste caso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Iniciar Steganos Shredder (ao abrir o Steganos Privacy Suite, clique no ícone de Shredder no canto inferior esquerdo).

  2. Clique em "Add file" e "Add folder" para selecionar os arquivos e pastas que serão eliminados.

  3. Na janela do explorador de Windows que se abrirá, selecionar os arquivos e pastas que se deseja eliminar e clicar em “Destroy” para eliminar de forma definitiva as pastas e arquivos selecionados.

Steganos Privacy Suite é um pacote completo para a proteção de dados privados. A versão de teste com funcionalidade completa durante 30 dias está disponível para download no site oficial em português.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 19

Privacy Suite 19

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado.