Como proteger um pen-drive com senha

Proteja facilmente seu USB com uma senha

office-620822_1920

Transportar nossos dados privados em drives portáteis de memórias, como pen-drives USB ou disco removíveis, é algo arriscado: eles são fáceis de perder e podem cair em mãos erradas.

Se quiser aprender como colocar uma senha no USB e proteger seu pen-drive (processo de criptografia de arquivos) de maneira simples sem deixar de lado a segurança, siga lendo esse artigo.

Proteger os arquivos do pen-drive de perda, roubo ou de curiosos é possível graças à criptografia. O ato de criptografar quer dizer ocultar sob uma chave, garantindo que apenas nós possamos acessar tal arquivo com a senha correta.

Para fazer isso, recomendamos o uso do Steganos Privacy Suite neste tutorial.

.

Passo a passo para criptografar o USB

  1. O primeiro passo é baixar o Steganos Privacy Suite. A versão de teste possui funcionamento ilimitado por 30 dias. Após executá-lo e instalá-lo, conecte o pen-drive ao PC.

    Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  2. Na primeira janela, encontramos o seguinte:

  3. steganos-privacy-suite-español

  4. Agora, clicaremos em “Portable Safe” e uma nova janela se abrirá. Nessa janela teremos nossa unidade USB recém-conectada. A selecionaremos e clicaremos em “continuar”.

    portable safe

  5. A seguir, o programa pergunta qual é o tamanho desejado para a unidade segura (isso dependera da memória livre que o pen-drive tenha). Após selecionar isso, clicamos em continuar.

  6. Nesse momento precisamos criar a senha. Existem três opções: digitar a senha normalmente, fazê-la através de imagens (PicPass) ou gerar uma senha a partir de uma das ferramentas que podemos selecionar:

  7. elegir-contraseña-portable-safe-steganos

  8. Na imagem, podemos ver que ajustamos o programa para que ele gere uma senha de 16 caracteres, com letras maiúsculas e minúsculas e também dígitos. Essa é a opção mais segura, enquanto a menos complicada seria utilizar o teclado virtual para proteger-se dos keyloggers:

  9. generar-contraseña-segura-steganos-privacy-suite

    teclado-virtual-privacy-suite

  10. Agora devemos esperar alguns instantes enquanto o Safe é criado. Uma vez finalizado o processo, é a hora em que devemos passar os arquivos a criptografar para a unidade USB. Apenas fica faltando selecionar a unidade em que aparecerá o Safe e depois clicamos em “Finalizar”.

  11. portable-safe-creado

E pronto! Já criptografamos os dados no pen-drive. Cada vez que ele seja conectado a qualquer PC, ao tentar abrir os arquivos, o programa pedira a senha previamente definida. Agora, seus dados estão protegidos.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 18

Privacy Suite 18

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Privacy Suite 18

Seguir @6Monteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.