Como criptografar um pen drive e proteger os seus arquivos

Como criptografar um Pendrive

Pen drives são dispositivos que oferecem grande capacidade de armazenamento e longa vida útil, além de serem pequenos e muito portáveis. Hoje em dia é difícil achar alguém que não possua estes pequenos dispositivos e não o utiliza em diversas ocasiões: armazenar dados, transferir dados, aceleram o computador, etc. Podemos também carregar um sistema operacional em um dispositivo deste e o rodar em quase todos os computadores existentes.

Sendo assim, nada mais lógico do que se preocupar com a segurança de dados. Este mesmo autor já perdeu pen drives em vôos, esquecendo o mesmo no avião, com dados bastante importantes, mas, por sorte, criptografados.

Hoje temos bastantes opções de software de criptográfica que trabalham não só com os dados dos seus computadores, e-mail ,arquivos nas nuvens, mas principalmente com dispositivos de armazenamento de dados USB. Eles não podem ser considerados menos importante.

Neste senário aconselhamos a utilização do software da Steganos: o Steganos Safe. Pode baixar o software clicando no botão abaixo:

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Programas para criptografar arquivos

O Steganos Safe atua em todas as formas de armazenamento de dados já citados e complementa muito bem a proteção dos pen drives ou qualquer outro tipo de dispositivo de armazenamento de dados USB. Após baixar o programa, execute-o e siga com a instalação, escolhendo as opções padrões do instalador (a não ser que queira customizá-lo). Ao iniciar o programa e criar uma unidade segura, o mais importante do processo é a escolha de uma senha mestre, que será sempre pedida na hora de executar o programa e acessar seus arquivos.

A escolha de uma senha mestre é de vital importância. Ela tem de ser forte o suficiente para evitar que seja hackeada e também não pode ser esquecida, com a penalidade de perder definitivamente os dados criptografados. Por isso, é fundamental armazenar esta senha em algum outro lugar, preferentemente em um gerenciador de senhas, como o Steganos Password Manager.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.