Como usar criptografia em arquivos

Como impedir que outros abram os seus arquivos

Conforme a internet cresce, a busca por dados e padrões de comportamento online cresce ainda mais por conta do marketing virtual e monetização da rede. O aumento de acessos, interações e coisas que podemos fazer online cria um verdadeiro mercado negro para nossos arquivos pessoais, aumentando ainda mais o risco de nossos arquivos.

Como se já não bastasse criminosos virtuais tentando nos enganar para conseguir por as mãos em contas de banco, senhas e números de cartão de crédito; ainda temos de nos preocupar com eles utilizando ferramentas inóspitas para adquirir nossos arquivos. E tudo isto para que? Para fazer dinheiro online vendendo-os.


Ataques de Ransomware, hack direto e vazamento de informações

Nos últimos meses houve um aumento no número de computadores afligidos por ferramentas maliciosas, que roubam arquivos, basicamente destruindo vidas e empresas no processo. Uma destas ferramentas é o ransomware, que “sequestra” seus arquivos e não devolve ao menos um resgate seja pago.

Outra tentativa de corromper seu armazenamento é o hackeamento direto, feito à partir de um arquivo disfarçado que entra em seu sistema e dá de bandeja todos seus arquivos para pessoas mal-intencionadas, junto de seus dados e preferencias pessoais. Além disto, ainda temos que cuidar com o vazamento de nossas informações por sites terceirizados, como o que aconteceu com o Yahoo! em setembro de 2016.

Sempre surgem novas maneiras para estes criminosos saltarem nossa “segurança” virtual e acabar com a festa virtual. Contudo, há um jeito seguro, que não deixa que eles fiquem com a melhor nessa, o uso de cofres virtuais para melhor administrar os arquivos.

Estes cofres guardam nossos arquivos mais importantes e pessoais, criptografando-os e não permitindo que qualquer um, por mais que os tenha sob seu poder, os visualize. Existem vários programas no mercado que oferecem este serviço, contudo devemos escolher por aqueles feitos por empresas idôneas que vão realmente cumprir o que prometem.

Para demonstrar o poder de um cofre virtual, temos logo abaixo um tutorial sobre como fazê-los utilizando o Steganos Safe, da Steganos. Faça uma tentativa e veja seus arquivos ficarem mais seguros do que nunca.

Instalando o Steganos Safe

Download: Clicando no botão abaixo você começa o download da versão de teste do Steganos Safe. Este programa também está disponível no Steganos Privacy Suite.

Versão de teste

Segurisoft Baixar
Criar o cofre

1.º Passo: Abra o programa baixado e instale-o. Após isso, abra o mesmo na área de trabalho. Agora, clique em “Criar um novo safe...” E aguarde o programa carregar.

Proteger arquivo com senha

Caso a tela abaixo apareça, apenas clique em “Agora não” conforme demonstrado na imagem e siga. Se desejar poderá comprar o software mais tarde.

Criptografar arquivos de empresa

2.º Passo: Nesta próxima tela vamos começar a criação de um cofre virtual em seu computador. O Steganos Safe permite que você proteja seus arquivos de outras maneiras, contudo para este tutorial vamos mostrar como fazer o cofre local. Assim sendo, clique em “Safe”.

Criar cofre virtual para guardar arquivo

3.º Passo: Agora você vai escolher o nome de seu Safe e em qual drive de seu sistema o mesmo será exibido quando aberto. No exemplo abaixo, selecionamos a unidade Z: para ser onde nosso cofre virtual será exibido e onde poderemos adicionar arquivos a ele, então, quando ele estiver pronto e aberto, poderemos visualizá-lo em Z:, próximo a Unidade C: do computador, com o nome que escolhermos. Assim que tiver feito sua opção, clique em “Seguinte”.

Como restringir acesso arquivos pessoais

4.º Passo: Na tela seguinte, você vai escolher local onde seu arquivo criptografado será realmente armazenado em seu computador, caso tenha uma partição preferida ou local preferido para guardá-lo, escolha aqui.

Após isso, é hora de decidir o tamanho desejado de seu cofre. Lembre-se que este será um arquivo real, criptografado e armazenado em seu computador, então escolha um tamanho que caiba seus arquivos pessoais e não entupa seu HD. Após decidir, clique em “Seguinte”.

Como criar cofre virtual para guardar arquivos confidenciais

5.º passo Agora é o momento de por uma senha, segura, em seu cofre virtual. Para tal o Steganos Safe disponibiliza quatro meios para a entrada da senha. O método comum, onde você digita uma senha de sua preferência, o uso de teclado virtual para fugir de keyloggers, geração automatizada de senha para a criação de senhas mais seguras e o PicPass com senhas feitas a partir de imagens. Fique atento ao marcador exibido no meio da tela, ele diz a segurança de sua senha atual. Após ter utilizado o meio desejado e tiver posto sua senha, clique em “Seguinte”.

Como bloquear acesso a arquivos ou pastas

6.º Passo: Dependendo do tamanho escolhido para seu cofre e da velocidade de seu computador, pode levar alguns minutos até o safe ser criado. Após isso clique em “Finalizar”. Agora, na tela inicial do Steganos Safe, clicando no nome do cofre criado, você poderá inserir a senha escolhida e abrir seu cofre sempre que quiser. Para encontrá-lo basta abrir o seu explorador de arquivos, no Windows o Windows Explorer, e ir até o drive selecionado.

Todo arquivo que você deixar no drive escolhido, se torna parte do arquivo seguro e criptografado. Neste momento você acaba de por senha em seus arquivos importantes, deixando-os inertes a qualquer tentativa de hackeamento.

Lembre-se sempre de fechar o cofre quando não estiver mais o utilizando, clicando em seu cofre na tela inicial do Steganos Safe e de realizar backups regulares deles para sempre tê-los a mão.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.