Como funciona o ataque Man in the Middle?

O que é um ataque Man in the Middle?

O que é o ataque man in the middle?

Dentre os ataques virtuais conhecidos, um dos mais nocivos e difíceis de identificar é aquele conhecido como Man in the Middle. Nesse tipo de prática, como o próprio nome diz, o hacker se interpõe entre as vítimas e serviços online legítimos, armando uma série de armadilhas para que você, usuário, acabe dando de bandeja todas as suas senhas, logins e códigos de segurança.

A ameaça man in the middle pode ter se originado da antiga fraude de cobranças enviadas pelo correio, onde o criminoso acabava ficando com o cheque ou dinheiro pago por uma fatura não existente. Entretanto, a versão moderna desse golpe é muito mais difícil de ser detectada, “pescando” milhões de usuários incautos todos os anos.


Variantes do ataque Man in the Middle

Uma das vertentes mais comuns desse golpe digital é quando o hacker se apossa do router WiFi de suas vítimas, interceptando conversas e dados digitados em sites ou programas. Em se tratando de WiFi públicas e/ou abertas, o agressor virtual configura seu modem ou laptop para router, criando assim uma armadilha de internet grátis.

A prática de “WiFi grátis” é a mais simples de ser executada pelos criminosos digitais, entretanto existem outras como a corrupção ativa de routers já existentes tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais.

Além das formas de ataque citadas acima, hoje em dia, temos a variante conhecida como Man in the Browser, onde o hacker implanta códigos no navegador padrão dos dispositivos para usufruir das informações digitadas dentro dos mesmos. Isso tem sido identificado em várias extensões e plugins dos navegadores mais utilizados, como o Chrome, Firefox e Internet Explorer.

Como se proteger do ataque Man in the Middle

Conforme mencionado antes, se proteger de um ataque man in the middle é uma tarefa ingrata tanto para as vítimas quanto para empresas especializadas em segurança. Tendo isso em vista, a melhor maneira de se proteger é fazendo da prevenção um escudo.

Evite ao máximo a utilização de WiFi pública, pois além de correr o risco de um ataque man in the middle, você ainda incorre em riscos de ter seus arquivos e dados pessoais roubados através da instalação de malwares, spywares, entre outros.

Como diz o ditado popular: “Nada no mundo é de graça, nem injeção na testa”. Então, toda vez que ver uma rede de WiFi com sinal aberto, especialmente aquelas com “gratuito” ou “grátis” no nome, desconfie! Você pode se arrepender amargamente caso se conecte a elas sem o devido conhecimento.

Como escolher um bom VPN

Nesse caso, um bom VPN pode ajudar você a manter uma conexão estável e segura, pois quando este tipo de programa faz o tunelamento dos dados, o hacker acaba ficando de fora da proteção promovida por esses programas. No final do artigo deixamos um link para que você possa saber mais sobre como um VPN pode proteger você desse tipo de problemas em WiFi pública.

Além disso, como bem sabemos, o diabo nunca anda sozinho; então vale a pena ter seus arquivos pessoais armazenados dentro do dispositivo e na sua nuvem pessoal criptografados para que não haja comprometimento dos mesmos.

Você pode conseguir isso, e muito mais, utilizando o Steganos Privacy Suite. Este programa é, basicamente, uma caixa variada de ferramentas que aumentam significativamente a segurança digital e privacidade do usuário.

Para experimentar como ele funciona, é só clicar no botão abaixo e fazer o download da versão de teste. Garantimos que, caso use a criptografia de ponta do Steganos Privacy Suite e suas outras ferramentas para privacidade, você, dificilmente, será vítima de criminosos cibernéticos novamente.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Saiba também:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 18

Privacy Suite 18

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.