Como proteger os seus arquivos privados no Dropbox

Aprenda a criptografar arquivos confidenciais de forma automática

Dropbox é um excelente serviço. Com ele, é possível ter sempre disponível um backup (cópia de segurança) dos seus arquivos, sincronizá-los com diversos computadores e compartilhá-los facilmente com os amigos. Todos sabemos que o Dropbox é muito bom e fácil de usar para compartilhar arquivos, mas é preciso ter um cuidado especial com informações realmente importantes ou delicadas como dados pessoais, fiscais, senhas ou fotos íntimas.

É preciso evitar a ingenuidade de pensar que as grandes empresas são invencíveis e que podemos confiar na sua segurança. Isto não é 100% certo e já foi demonstrado várias vezes em escândalos de filtrações de arquivos ou fotos que sempre tinham uma coisa em comum: foram obtidos através de um serviço de armazenamento na nuvem. As informações subidas na nuvem são extremamente vulneráveis. É melhor ser precavido e proteger os seus arquivos, ao final tudo o que você precisa fazer é criptografar os seus arquivos. Desta forma, se alguém consegue acessá-los, igualmente não poderá ver nada do seu conteúdo. A informação (ou fotografia) vira lixo para quem não tenha a senha.

Por isso preparei um passo a passo de como fazer a criptografia da forma mais rápida e menos complicada. Eu usei um programa da empresa alemã de segurança digital Steganos, o programa se chama Steganos Safe.


Tutorial: como criptografar arquivos no Dropbox
  • Passo 1. Baixe o Steganos Safe e instale-o no seu computador. Uma vez instalado, abra-o e siga os seguintes passos para gerar uma unidade segura no Dropbox.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Na janela principal do programa, clique no ícone de "Criar um novo Safe". Entre as opções que aparecerão, selecione "Cloud Safe" e escolha um serviço de armazenamento entre DropBox, OneDrive e Google Drive.

  • Abrir o Steganos Safe e criar uma unidade segura na nuvem Cloud Safe
  • Passo 3. Digite um nome para o seu cofre virtual e defina o tamanho da nova unidade segura.

  • Ajustar o tamanho da unidade segura para o tamanho dos arquivos que quiser criptografar
  • Passo 4. O próximo passo é digitar a senha que quer utilizar para acessar o Cloud Safe. É possível definir uma senha própria, utilizar o gerador de senhas para gerar uma senha segura ou escolher uma combinação de imagens como senha utilizando o PicPass.

  • Definir a senha que dará acesso aos arquivos criptografados
  • Passo 5. Copie os arquivos na unidade segura que criou. Para sincronizar os arquivos com o seu servidor na nuvem, só precisa fechar a unidade segura.

  • Fechar o cofre virtual e sincronizar os arquivos criptografados com Dropbox

O bom é que depois que você tem o Steganos Safe no seu computador, para criptografar arquivos só precisa arrastá-los para dentro do cofre virtual e eles serão automaticamente criptografados e sincronizados.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.