Algoritmos de criptografia: tipos e como funcionam

Como funciona a criptografia de dados?

Algoritmos de criptografia

A criptografia é utilizada já há muito tempo para evitar que informações importantes caiam em mãos erradas. A criptografia é composta por uma série de processos através dos quais se protege a informação, tornando-a ilegível. Esta série de processos é chamada de algoritmos.

Existem diferentes tipos de algoritmos, os simétricos, onde é utilizada a mesma senha para codificar e decodificar o conteúdo e os assimétricos, onde se utiliza uma chave pública para codificar a informação e uma chave privada para decodificar a mesma. E como nós somos afetados ou nos beneficiamos disso?

Bem, os algoritmos de criptografia representam diferentes níveis de proteção, aqui explicaremos os diferentes tipos de algoritmos simétricos. Assim você poderá saber quais dos tipos de codificação são mais convenientes para você. Veja, quanto maior a quantidade de bits por chave do algoritmo, mas segura é a codificação.

DES (Data Encryption Standard)

Número máximo de bits: 56 bits.

Este é o algoritmo mais difundido mundialmente. Ele realiza 16 ciclos ou voltas de codificação para proteger a informação. Para decodificá-la se usa a mesma chave do início em processo inverso. Esta é considerada uma proteção básica e pode ser decifrada usando a técnica de força bruta em poucas horas.

3DES (Triple Data Encryption Standard)

Número máximo de bits: 168 bits.

A versão mais avançada do algoritmo DES, consiste em um algoritmo padrão DES executado 3 vezes com 3 chaves diferentes, incrementando assim a segurança do algoritmo até chegar aos 168 bits. Ainda assim, com um equipamento moderno, como os de hoje em dia, este algoritmo é capaz de ser decifrado em algumas semanas com o processo de força bruta.

AES XEX (Advance Encryption Standard)

Número máximo de bits: 384 bits.

Diante da necessidade de um algoritmo realmente seguro surgiu o AES, sua função, explicada de modo simples, é que ele divide a informação em colunas, para depois realizar uma série de operações com as colunas, misturando-as entre si e utilizando ao mesmo tempo a chave para codificá-las. Este algoritmo é usado como padrão pelo governo dos EUA já que não pode ser decifrada por nenhuma agência de inteligência ou hacker, uma vez que pela técnica de força bruta levaria séculos para decifrá-la.

Como utilizar este algoritmo para se proteger?

Com o Steganos Safe podemos utilizar ativamente este algoritmo sem maiores complicações. Ao usar este programa criamos uma unidade segura ou cofre virtual que ao ser fechado codifica todos os documentos com o algoritmo AES-XEX. Assim, sua informação será inacessível para qualquer um que não tenha sua senha.

Para criar um cofre virtual siga estes passos:

  • Passo N.º 1: Primeiramente deve baixar o programa Steganos Safe clicando no botão abaixo. Assim que o download tiver terminado, execute a instalação do arquivo.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo N.º 2: Uma vez instalado, inicie o programa e vá à tela inicial do mesmo, clique em “Criar nova unidade segura”.

  • Crie uma unidade segura com o Steganos Safe

  • Passo N.º 3: Selecione “Cofre” na lista seguinte e crie um cofre virtual selecionando o nome e tamanho.

  • Cofre virtual da Steganos

    Nomear uma nova unidade segura

  • Passo N.º 4: Escolha a senha mais segura possível ou use a opção de “PicPass” que lhe permitirá selecionar sua senha a partir de imagens, assim evitando que tenha de digitar no teclado o que aumenta o risco de vulnerabilidade por keyloggers.

  • Senha segura

    Picpass - senha em imagens

Com estes simples passos seus arquivos importantes estarão protegidos contra qualquer ataque e ninguém poderá ter acesso a eles, uma vez que não existem entradas alternativas ou chaves mestras no Steganos Safe.

Talvez você se interesse em:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 18

Safe 18

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.