O que é a ameaça spyware e como funciona

O que é spyware?

O que é spyware?

Hoje em dia, qualquer um que usa um computador está sujeito a ser vítima de spywares e malwares. Estudos recentes mostram que aproximadamente 90% dos computadores caseiros se encontram infectados por spywares. Será que seu computador se encontra dentre estes da estatística?

Para entender como se defender dos spywares, primeiramente temos de saber com o que estamos lidando. O spyware nada mais é do que um programa que se instala, ou que instalamos em nosso computador. Seja com nossa permissão ou sem, estes programas podem mudar as configurações do sistema, monitorar a atividade online e enviar informações de volta para o hacker que programou o spyware.

De modo geral, o vírus de spyware ou malware definido como spyware é aquele programa malicioso que espiona as atividades digitais de suas vítimas, repassando os resultados para o criminoso responsável. Eles são conhecidos por diminuírem o desempenho do dispositivo, deixando-o mais lento, mostrando pop-ups (aquelas janelas incômodas do navegador com propagandas) e ainda alterando a página inicial de seu browser preferido.


Como o computador pega um spyware

Existem inúmeras maneiras utilizadas por hackers para infectar computadores alheios com spywares. Você pode facilmente conseguir um spyware usando versões ilegais de programas, navegadores e de aplicativos. Outros métodos de ataque incluem a infecção por e-mail, compartilhamento de arquivos via p2p e até mesmo por mensagens instantâneas de programas pouco seguros.

Não importa o quão cuidadoso você é na hora de se prevenir, um spyware pode facilmente ser ocultado dentro de inúmeros arquivos e programas grátis ou de teste. Inclusive ano passado, no mês de setembro, a Google Play teve de remover vários aplicativos que estavam disseminando spywares. Vale ressaltar que estes aplicativos estavam sendo compartilhados pela PlayStore, a loja oficial do Google para apps, e infectando inúmeros dispositivos.

Como você pode ver, não existe segurança nem mesmo em grandes portais de aplicativos, o que dizer então de portais que compartilham programas, que são milhares espalhados pelo mundo?


Se prevenindo e lidando com o spyware
Como se proteger do spyware?

As melhores maneiras de ficar seguro contra a disseminação dos spywares é preparar seu computador e usar de cautela e bom senso ao navegar na rede. Nunca abra anexos de e-mail que você não espera e/ou de pessoas desconhecidas, tão pouco clique em links estranhos e duvidosos online.

Tenha em mente que para manter o computador e dispositivos em geral seguros e livres de spywares, a melhor opção é sempre ter um poderoso antivírus atualizado. Ferramentas como anti-spywares também são muito valiosas quando se trata de escanear e lidar com essas ameaças digitais.

Outra boa ideia é preparar seus arquivos mais importantes para o advento de uma infecção de spyware, usando cofres virtuais criptografados para que nenhum criminoso virtual possa se valer de seus documentos mais sensíveis. Um programa especializado na criação de tais cofres é o Steganos Safe, que pode criar cofres extremamente seguros com apenas alguns cliques.

Com o Steganos Privacy Suite, você poderá experimentar um novo nível de proteção e resguardo de suas informações, podendo guardar e proteger senhas, números de cartão de crédito, ocultar imagens com criptografia, além de fazer cofres virtuais impenetráveis. Para descobrir um pouco mais como o programa funciona, clique no botão abaixo e faça download da versão de teste, assim você saberá na prática como ter uma proteção top de linha contra os spywares.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Descubra também como:

Criptografar e ocultar arquivos

Evitar hackers em seu computador

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.