O que é e como funciona a ameaça ransomware

O que é ransomware?

O que é ransomware?

Muito tem se falado nos últimos tempos sobre os ataques de ransomware ou de resgate tanto em computadores pessoais quanto em sistemas comerciais. Mas você sabe, realmente, o que vem a ser um ransomware? Quais são as vulnerabilidades de sistema que acabam abrindo caminho para este tipo de infecção?

O ataque de ransomware ou malware de resgate ocorre quando um programa malicioso entra no computador, com o comportamento conhecido de vírus e, basicamente, bloqueia o acesso do usuário aos seus arquivos e sistema, exigindo um pagamento - daí o termo “resgate” - para restaurar o uso normal da máquina ou máquinas.


Danos já causados pelos ransomwares

Incontáveis computadores pessoais e empresariais já foram afligidos pelos ataques de ransomware, os quais sempre exigem pagamentos em Bitcoin, uma moeda criptográfica virtual, para liberar o acesso de volta ao administrador padrão do sistema.

Os ataques de ransomware parecem ter, em grande parte, preferência por atacar sistemas hospitalares, uma vez que, de acordo com a Solutionary, empresa norte-americana de segurança digital; 88% dos ataques de resgate ocorreram nestas instituições.

Além disso, outro alvo relatado de ransomware foi a biblioteca pública de St. Louis nos EUA, que teve seu sistema inteiro criptografado e, como decidiu não pagar o resgate, teve de perder todos os dados armazenados, como quem tinha qual livro emprestado e etc, precisando refazer todo seu sistema.

Fora todos estes danos causados ao comércio e à instituições públicas, ainda acredita-se que até mesmo bancos foram vítimas de ransomware, apesar de nenhum deles ter declarado abertamente tal fato. Enfim, a única maneira de lidar com o ransomware é através da prevenção já que não existe medida que livre o computador afetado do problema uma vez que ele esteja comprometido.


Como se proteger do ransomware

Como se proteger do ransomware

Diferentemente de muitos vírus e malwares, não existe cura ou meio seguro de se livrar desse problema depois que ele se estabelece, mesmo se o pagamento seja feito, pois neste caso você ficaria dependendo da boa vontade dos hackers em lhe repassarem a chave secreta que decodificaria os arquivos criptografados.

Então, em se tratado do ataque de ransomware, existem apenas duas medidas a serem tomadas: Prevenção e rotina de restauração. Na primeira, é importante instruir todos os funcionários e usuários do sistema para que não baixem arquivos desconhecidos, tão pouco abram programas suspeitos, como supostas imagens que terminem em .exe ou .bat.

Já a segunda é um pouco mais complicada de realizar, uma vez que exige preparação prévia. Para ter uma boa rotina de restauração, é necessário que o administrador do sistema, no caso de empresas ou usuário responsável, no caso de computadores pessoais; realize backups regulares das informações mais relevantes e a coloque em cofres criptografados em nuvem.

Desta maneira, por mais que ocorra um ataque de ransomware, apenas é necessário que seja feito uma formatação e reinstalação do sistema operacional, repondo os arquivos perdidos por aqueles previamente salvos e criptografados na nuvem.

Um programa que facilita muito na hora de prevenir a perda de dados na ocorrência de um ataque de ransomware é o Steganos Privacy Suite e sua simplicidade em criar cofres na nuvem. Caso queira descobrir como esse programa funciona e começar a se preparar caso algum dia enfrente um ransomware, faça o download da versão de teste do Steganos Privacy Suite clicando no botão abaixo e veja alguns tutoriais (que estão logo abaixo), e tenha uma proteção viável ao ataque de ransomware.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Saiba também como:

Proteger arquivos legais na nuvem

Criptografar pastas no Google Drive

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 19

Privacy Suite 19

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.