O que é e como funciona a ameaça creepware

O que é creepware?

O que é creepware?

Dentre todas as ameaças virtuais, uma das que mais causa preocupação e danos ao usuário é o creepware. Este tipo de programa malicioso, quando se instala no computador, notebook, tablet ou smartphone acaba enviando, em tempo real, o que a câmera ou webcam está captando em dado momento.

Imagine que você está em seu quarto com o notebook ligado e vai trocar suas roupas ou acaba de sair de um banho. Você não vai se importar de trocar-se ou vestir-se com o notebook aberto e até mesmo ligado, mas deveria! Se seu dispositivo tiver sido infectado com um creepware, você pode ser vítima de um criminoso virtual e estar enviando sem conhecimento imagens de sua casa, do seu quarto e de você.


Maiores problemas de quem é atacado por um creepware

Diferentemente de outros malwares, com o creepware você não terá danos ao seu computador e sistema, mas sim à sua imagem. Existem inúmeros casos de hackers que usam esta ferramenta para extorquir suas vítimas para pagarem resgate, caso contrário suas fotos e vídeos mais íntimos vão parar na rede.

Apesar de não ser comum, o creepware também pode ser usado para roubar informações do dispositivo afetado, expondo números de cartões de crédito, contas bancárias e de e-mail sem o mínimo pudor. Também existem relatos onde hackers se valeram de creepwares para efetuar ataques de negação de serviço, o famoso DDoS.


Como se proteger e evitar a ameaça do creepware

Como evitar o creepware?

Proteger-se contra o creepware tem muito a ver com usar o bom senso enquanto estiver navegando em águas cibernéticas profundas. Trocando em miúdos, sempre saiba muito bem onde você clica na rede e em seus e-mails.

Se um suposto príncipe nigeriano enviar um e-mail dizendo que lhe enviou valores na conta bancária, não saia clicando de qualquer forma nos anexos enquanto busca o telefone da residência real da Nigéria para agradecer por telefone. Em situações como esta, sempre faz bem para a saúde tanto de seu dispositivo quanto para a sua, desconfiar do conteúdo anexo.

  • Não clique em links duvidosos ou que você não tenha certeza sobre a autenticidade dos mesmos

  • Não abra anexos de e-mail se não souber, com certeza, quem é o destinatário

  • Mantenha os antivírus de seus dispositivos sempre atualizados

  • Configure seus firewalls apropriadamente, de modo que recusem qualquer conexão suspeita

  • Mantenha seu navegador e outros softwares sempre atualizados. Com muita frequência os hackers exploram as brechas de segurança presentes nesses programas

  • Mantenha seu sistema operacional atualizado

  • Não baixe qualquer programa de fonte desconhecida

  • Nunca use compartilhamento p2p, como BitTorrent, sem tomar as precauções necessárias

  • Use programas que possam proteger sua webcam e arquivos mais importantes com uma criptografia pesada

  • Caso ainda fique em dúvida ou se sinta inseguro, faça como Mark Zuckerberg e passe uma fita sobre a câmera, isso com certeza fará com que o creepware não consiga “ver” nada.

Fita adesiva funciona para creepware?

Algo que sempre funciona para evitar que sua webcam seja “sequestrada” por um creepware é utilizar o Steganos Privacy Suite. Este programa possui uma opção muito oportuna nesses casos, que protege a conexão da sua webcam, evitando que qualquer pessoa de fora possa ver o que ocorre na frente de seu computador.

Algo que sempre funciona para evitar que sua webcam seja “sequestrada” por um creepware é utilizar o Steganos Privacy Suite. Este programa possui uma opção muito oportuna nesses casos, que protege a conexão da sua webcam, evitando que qualquer pessoa de fora possa ver o que ocorre na frente de seu computador.

Caso deseje conhecer o programa, baixe a versão de teste do Steganos Privacy Suite clicando no botão abaixo e descubra tudo o que ele pode te oferecer na prática.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Saiba também:

Ter mais privacidade ao usar a webcam

Minimizar os riscos de ransomware

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 19

Privacy Suite 19

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.