Análise comparativa entre BitLocker e Steganos Safe

Alternativa Bitlocker

Nossa vida digital é repleta de aventuras de todas as espécies e sabores, contudo quando se trata da segurança de nossos arquivos, apenas uma senha bem feita não é mais o bastante. Hackers experientes e principiantes estão sempre encontrando uma maneira nova de conseguir os dados de todos aqueles que não se cuidam o bastante.

Para proteger nossos dados mais importantes precisamos dar um passo além, precisamos começar a pensar em criptografia. Este método, quando bem executado, consegue confundir as informações digitais o suficiente para que hacker nenhum consiga se beneficiar de nossos dados, por mais que consiga acesso a eles.

Como usar a criptografia

software de criptografia alternativa bitlocker

Existe um velho conhecido dos tempos de escola, que era a brincadeira do “Zenit x Polar”. Caso não conheça, este jogo ensinava às crianças como entender o princípio básico de criptografia ao trocar todas as letras de dada palavra na ordem correta. Por exemplo, se quiséssemos usar o método na palavra “AMOR”, trocaríamos as palavras existentes tanto em ZENIT quanto em POLAR pela letra respectiva na outra palavra, desta maneira “AMOR” se tornaria “IMET”, interessante, não é?

Entretanto, este método pueril não seria nem de perto o suficiente para proteger nossos arquivos, ainda mais com o tanto que a computação tem avançado nos últimos anos. Neste caso, cada BIT de informação deve ser criptografado, ou “passado” através de uma chave específica, que vai embaralhar os dados o bastante para evitar o uso indevido de nossas informações.

Muitos programas disponíveis no mercado podem fazer esse trabalho para você. Apenas uma pesquisa no Google e pronto, você encontra centenas, senão milhares de programas que ofereçam uma criptografia razoável para seus arquivos. Mas quando queremos proteger nossa vida digital, não queremos apenas um programa bom, precisamos do melhor!

Programas para criptografia

comparação bitlocker

Dentre os programas que possibilitam a criptografia para arquivos de modo simples e prático, duas soluções se destacam, o Bitlocker e o Steganos Safe. Estas duas ferramentas são extremamente fáceis de se usar e contam com o suporte ilimitado das suas empresas fabricantes, a Microsoft, no caso do Bitlocker e a Steganos no caso do Steganos Safe.

Para te ajudar um pouco mais na hora de escolher qual será o fiel guardião de seus dados digitais, fizemos um comparativo que pode ser visto na tabela abaixo. Nesta análise consideramos tanto a facilidade, a segurança inerente dos programas e também o histórico das empresas. Confira:

Bitlocker Steganos Safe
Software proprietário (código fechado) Software proprietário (código fechado)
Protocolo de criptografia AES-256 bits Protocolo de criptografia AES-XEX 384 bits
Possui suporte da Microsoft (conglomerado tecnológico) Possui suporte completo da Steganos (empresa especialista em segurança digital)
Programa que entrou no mercado em 2004, já com vários relatos de problemas Programa com mais de 20 anos no mercado e sem brechas de segurança registradas
Não cria safes diretamente na nuvem Cria safes diretamente nas nuvens mais usadas
De acordo com relatos, ele às vezes trava ou tem baixo desempenho Não existem relatos de baixo desempenho, nem em máquinas mais antigas

A conclusão de nossa equipe após a análise foi óbvia, o Steganos Safe atingiu todos os requisitos e ainda se demonstrou superior ao Bitlocker em diversos aspectos. Assim sendo nossa indicação é de que você utilize o Steganos Safe para deixar seus arquivos seguros na rede.

Caso queira realmente proteger o seu computador e os dados guardados, clique no botão abaixo e efetue o download da versão de teste do Steganos Safe, ela tem uso ilimitado por 30 dias e você poderá entender todos os benefícios deste programa.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.