Alternativa ao 7-zip

7zip alternativa

Você sabia que o compactador de arquivos 7zip também pode ser utilizado para criptografar seus arquivos? Ele consegue embaralhar os dados o bastante para que apenas aqueles com uma senha específica consigam reordená-los apropriadamente para a leitura. Utilizando a poderosa criptografia do protocolo AES-256 bits, o 7zip consegue proteger seus arquivos bem, mas será que isso é o bastante?

Dentro do mundo digital da atualidade, os programas que se dispõem à criptografar seus arquivos precisam ser extremamente afiados, top de linha se eles quiserem sequer fazer frente para com a concorrência. Em se tratando do 7zip, houveram relatos de que seu sistema acabava comprometendo a segurança dos arquivos criptografados, além de vários usuários reclamando da dificuldade em usar o programa.

Se você é uma dessas pessoas, ou se quer apenas uma maneira mais atualizada de se proteger, vamos agora discutir 3 alternativas possíveis para a criptografia empregada pelo 7zip.

Veracrypt

veracrypt

O programa grátis, e em sua maior parte, de código aberto Veracrypt consegue lidar com quase tudo que você quiser. Este software surgiu a partir de alguns desenvolvedores que haviam trabalhado com o Truecrypt, plataforma que deixou de ter suporte em 2014. Com sua criptografia baseada no protocolo AES-256 bits, ele pode codificar drives inteiros. Contudo, houveram alguns relatos de que uma de suas atualizações exibiram falhas críticas, resultando até mesmo em comprometimento dos dados armazenados.

Bitlocker

bitlocker

Ferramenta de criptografia da Microsoft, o Bitlocker está pronto para usar se você estiver usando Windows 7, 8 ou 10 nas versões Pro e Enterprise. Esse software utiliza o protocolo AES-256 bits, possibilitando a codificação de drives inteiros ou de nuvens. Apesar de ser um dos programas mais utilizados, relatos de vulnerabilidade no seu sistema de armazenamento levantaram a questão se esta seria realmente a melhor opção para os usuários protegerem seus dados, uma vez que existem até mesmo aqueles que questionam a integridade da Microsoft em manter os dados confidenciais.

Steganos Safe

steganos safe

Com mais de 20 anos no mercado, o Steganos Safe é uma das melhores opções quando desejamos guardar nossos arquivos com segurança e praticidade. Atualmente na sua versão 18, o Steganos Safe conta com várias camadas de proteção sob o protocolo AES-XEX 384 bits, o que é uma evolução do AES-256 bits. Além disso, este software também possibilita a criação de cofres virtuais em nuvens e dispositivos portáteis de até 2 TB, podendo os mesmos se expandirem até o tamanho máximo do disco em que são armazenados.

Dadas as opções citadas acima, elegemos o Steganos Safe a melhor aposta contra a pirataria online e isso fica ainda mais evidente se adicionarmos o fato de que nestes 20 anos na indústria da segurança não há relatos de que os dados codificados por ele tenham sido comprometidos uma única vez sequer.

Assim sendo, vamos à um rápido tutorial sobre como utilizar o Steganos Safe para você ter uma alternativa viável ao confuso 7-zip.

Passo N.º 1: Inicialmente, efetue o download do programa Steganos Safe, clicando no botão abaixo e faça a instalação do mesmo.

Passo N.º 2: Após isso, abra o programa, caso a tela abaixo apareça, apenas clique em “Agora não” e continue a testar o programa.

como usar steganos safe

Passo N.º 3: A seguir, clique em “Criar um novo Safe...”, e na tela recém aberta, escolha onde de seja criar seu novo safe. Para este tutorial criaremos um safe local, no seu computador mesmo.

steganos safe como alternativa a 7zip

Passo N.º 4: Depois disso, escolha qual será a partição do safe em seu sistema e o nome dele.

criptografar arquivos

Passo N.º 5: Então, é hora de escolher o tamanho inicial do nosso novo cofre virtual. Escolha um tamanho que sirva para suas necessidades agora, mas não se preocupe pois ele se expande automaticamente conforme você adiciona mais arquivos.

software de criptografia alternativa 7zip

Passo N.º 6: Agora vamos escolher uma senha que irá proteger nosso cofre quando fechado. O Steganos Safe possibilita que você possa escolher entre geração automática de senha, PicPass, que possibilita a criação de uma senha através de uma sequência de imagens, e o uso de um teclado virtual para evitar os keyloggers. Caso não deseje usar nenhuma dessas opções, apenas digite sua melhor senha, monitorando a força da mesma na parte inferior da janela, e vá adiante.

criar safe

Terminado isto, o programa criará seu novo safe. Após alguns momentos ele estará pronto e você poderá fazê-lo “aparecer” em sua raiz de arquivos através da interface do Steganos Safe. Ao clicar no nome de seu safe, digite a senha selecionada no momento da criação e use o drive virtual que contém seu safe como uma pasta, assim como faria com qualquer drive do Windows. Lembre-se de sempre clicar em “Fechar safe” quando acabar o uso para deixar seus dados 100% seguros.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

/ Escrito por Rafa Dias sobre Alternativa ao 7-zip

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.